Um pouco da história dos 70 anos de Londrina, que se completam em dezembro, poderá ser vista na 44 Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina. A Viação Garcia, que completa sete décadas junto com a cidade, está expondo os oito modelos que fizeram parte de sua frota em um estande no setor industrial da feira, ao lado do Pavilhão Nacional.
Com um breve histórico anexado ao painel dos veículos, a exposição coloca frente-a-frente o mais antigo e o mais moderno ônibus da empresa: o Ford Catita, de 1933, e o Double Decker, 70 anos mais novo.
Apesar do charme do modelo mais antigo que não tem portas nem janelas a estudante de Rancho Alegre, Vanessa Cristina Simões, 10 anos, prefere o conforto oferecido pelo modelo mais novo. ''Tenho curiosidade para saber como era (Catita), mas este se referindo ao modelo de dois andares é mais confortável'', avaliou. Questionada em qual deles gostaria de viajar, Vanessa respondeu rapidamente: ''Neste, é claro'', apontando o Double Decker.
A evolução tecnológica dos veículos também impressionou Lázaro Colito, de 75 anos. Na cidade desde 1961, o aposentado recordou dos tempos em que o ônibus da General Motors, de 1951 o terceiro modelo da empresa transitava pela cidade. ''Eu me lembro desde aquele ali. Vendo todos agora, é fantático'', resumiu.
O protético Jorge Guabeti, 57, disse que quando a fiscalização de trânsito não era tão exigente, passageiros chegaram a ser transportados sobre o ônibus Pavão, de 1942. ''Quando acabavam as passagens, o pessoal ia lá em cima mesmo. É bonito, interessante e útil (a exposição).''
Nascida em Londrina há 41 anos, a professora Thaís Gardim, fez questão de levar filhos e sobrinhos para ver a exposição. ''Me lembro do ônibus na década de 70. Viajava muito para a casa de tias em Ourinhos (SP) e Curitiba. Quis trazer as crianças para ver um pouco da história'', disse.