O ano letivo na UEL (Universidade Estadual de Londrina) começou nesta terça-feira (20) com movimento intenso de estudantes no calçadão, no campus universitário, desde o início da manhã. Boa parte dos cursos preparou uma recepção aos calouros, que consistia em caminhar pela universidade para apresentar espaços como a Biblioteca Central, o Restaurante Universitário, o Sebec (Serviço de Bem Estar à Comunidade) e a Prograd (Pró-reitoria de Graduação).

Imagem ilustrativa da imagem Veteranos organizam recepção aos calouros da UEL
| Foto: Saulo Ohara/Grupo Folha


Nos últimos anos, a UEL tem reforçado a campanha contra o trote violento e em favor do trote solidário e a adesão dos alunos a esse movimento vem crescendo. Os ingressantes de biomedicina caminhavam pela universidade com orelhinhas de rato – o animal símbolo do curso – e uma placa pendurada no pescoço indicando a condição de calouro. "Ontem a gente veio desanimado para a universidade porque já ia começar o ano com paralisação, mas que bom que as aulas voltaram logo.

Esperávamos umas duas semanas de suspensão", disse o calouro Caio Schibelsky. As orelhinhas, explicou ele, fazem parte de uma gincana "para conhecer a UEL". "E ontem fomos doar sangue", acrescentou. No CLCH (Centro de Letras e Ciências Humanas), veteranos do curso de ciências sociais recepcionaram os novos alunos com uma atividade para promover a integração entre eles. "Os calouros só se apresentam, mas se não quiserem fazer isso também não são obrigados.

Eles também estão trazendo alimentos e materiais escolares para serem doados aos moradores do Residencial Flores do Campo", disse o veterano Matheus Palisser. "Não tivemos nenhuma recepção quando entramos e quisemos fazer alguma coisa para os nossos calouros. É um ritual de passagem."

O calouro de ciências sociais Arthur Brevilheri comentou que boa parte dos novos alunos do curso já se conhecia por meio do grupo criado no Whatsapp pelos veteranos, mas encontrar pessoalmente os colegas é mais uma forma de integrar os estudantes e apresentar o curso. "Ontem, viemos para a universidade mesmo com as aulas suspensas e um dos veteranos explicou que essa é uma situação sobre a qual devemos estar por dentro porque faz parte da luta dos estudantes de ciências sociais", comentou.

"Os veteranos foram muito prestativos desde o primeiro contato, pelo Whatsapp, passando várias informações, como o transporte, por exemplo", disse Icaro Abade. Na Prograd era grande o movimento de alunos que foram até lá para fazer a confirmação de matrícula. O prazo para o procedimento era entre 19 e 23 de março, mas com o atraso no início das aulas, houve a prorrogação até 26 de março. A confirmação de matrícula é obrigatória para todos os cerca de 2,5 mil alunos que acabaram de ingressar na universidade, mas pode ser feita também pela internet, no endereço www.uel.br/portaldoestudante, na opção "Portal do Estudante de Graduação".

"É um procedimento bem simples e rápido e que poupa o estudante de ficar na fila", destacou o pró-reitor de Graduação em exercício, Adriano Luiz da Costa Farinasso. "É uma novidade que começamos a oferecer aos alunos em cima da hora, mas deu certo porque a fila está bem menor do que de costume." A Prograd também disponibilizou computadores para serem utilizados lá mesmo pelos alunos que optarem pela confirmação online. "Tentei fazer a confirmação em casa, mas não consegui, não estava entrando. Aqui deu certo. Foi rápido e o pessoal daqui também ajuda. Fazer online facilitou muito porque se fosse para fazer aqui, com o atendente, estaria uma fila enorme", disse a caloura de direito vespertino Vitória Cristina Cortelini.