Quase um terço dos candidatos inscritos no vestibular 2021/2022 da UFPR (Universidade Federal do Paraná) não compareceu aos locais de prova neste domingo (13). Do total de 42.598 inscritos, 12.490 desistiram ou não chegaram a tempo de fazer o concurso, o que representa um índice de abstenção de 29,3%. Os vestibulandos disputam 5.340 vagas em 125 cursos de graduação. Além de Curitiba, as provas foram realizadas em Apucarana, Toledo, Palotina e Matinhos. Um gabarito provisório deverá ser divulgado nesta segunda-feira (14).

Por causa das condições de trânsito em algumas ruas da capital, que dificultavam a chegada dos estudantes, os portões dos 40 locais de prova foram fechados às 13h40, dez minutos além do previsto. Eles tiveram cinco horas e meia para resolver as 60 questões objetivas e redigir um texto dissertativo-argumentativo. Os 30.108 candidatos que fizeram a prova terão prazo até as 11h59 do dia 16 de fevereiro para apresentar questionamentos em relação ao gabarito. O gabarito provisório estará disponível nesta segunda-feira, no site do Núcleo de Concursos da UFPR. O formulário específico para fazer os questionamentos também pode ser acessado no mesmo site. Inicialmente, a data de divulgação do resultado do Vestibular 2021/2022 está marcada para 14 de março.

LEIA MAIS

Vestibular da UFPR acontece neste domingo (13)

Os candidatos foram distribuídos em 2.884 turmas, além de 30 turmas de atendimento especial, com 145 candidatos no total. A ocupação das salas de prova foi de apenas 70% da capacidade física devido a pandemia de Covid-19. Ao todo, foram 40 locais de prova, distribuídos nas cinco cidades onde o concurso foi realizado. Mais de 4,5 mil colaboradores foram destacados para a realização do processo, desde a logística até a aplicação da prova.

O concurso aconteceu em fase única pelo segundo ano seguido em razão da pandemia de Covid-19. A exceção é o curso de música, que terá prova de conhecimentos específicos nesta segunda-feira. Metade das vagas é destinada para ampla concorrência e a outra metade, para candidatos que fizeram o ensino médio integralmente em escolas públicas. Dentro dessa parcela de vagas estão as cotas para pessoas de baixa renda, pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência.

A prova também será utilizada para seleção de candidatos para os cargos de cadete da PM (Polícia Militar) e cadete bombeiro militar da PM do Paraná, concurso que oferta 70 vagas.

Por causa das condições de trânsito em algumas ruas da capital, os portões dos 40 locais de prova foram fechados às 13h40, dez minutos além do previsto
Por causa das condições de trânsito em algumas ruas da capital, os portões dos 40 locais de prova foram fechados às 13h40, dez minutos além do previsto | Foto: Emerson Nogueira/ Futura Press/ Folhapress

...

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.