O vereador Reivaldo dos Santos (PTB), de Arapongas (Norte do Paraná), sugeriu que o prefeito Sérgio Onofre disponibilize um guarda municipal para permanecer em cada escola da rede pública de ensino da cidade. A indicação já foi aprovada durante sessão na Câmara. Em agosto do ano passado, o parlamentar teve a mesma ideia e a transformou em projeto de lei, que não foi aprovado porque o assunto teria vício de iniciativa, ou seja, deveria ser apresentado pela própria prefeitura.

Imagem ilustrativa da imagem Vereador quer guardas municipais fixos em escolas de Arapongas
| Foto: Prefeitura de Arapongas

Na justificativa, Santos argumentou que "o ambiente escolar requer um local seguro e tranquilo. Crianças e adolescentes estão ali em busca do saber e da cidadania, mas o noticiário tem mostrado que esse lugar sofreu profundas alterações. O que deveria ser um espaço de educação e respeito acabou se transformando em palco de episódios enternecedores, a exemplo da tragédia da escola de Suzano, em São Paulo, e em Medianeira, no Oeste do Paraná".

Em entrevista à FOLHA, o vereador reconheceu que não há efetivo suficiente de agentes para atender todos os prédios públicos, não somente os educacionais. "Não estou falando para colocar os guardas agora. O prefeito apresenta o projeto, a gente aprova e com o passar do tempo eles vão sendo transferidos para ficar nas escolas. O tempo que ele vai permanecer será definido pelo municípo, se 24 horas ou só quando a unidade está funcionando", explicou.

Para Reivaldo dos Santos, o patrulhamento rotineiro da Guarda Municipal não será prejudicado se alguns servidores forem deslocados para os estabelecimentos de ensino. "Se o guarda estiver fixo, aquela região, aquele bairro estarão protegidos. Já vai ter alguém pronto para atender alguma ocorrência. Defendo que eles trabalhem armados, assim como acontece nas ruas. Se houver uma confusão na creche, por exemplo, eles vão desarmados?", apontou.

Procurado, o subtenente Paulo Sérgio Argati, secretário municipal de Segurança e Trânsito de Arapongas, considerou a proposta como "inviável". Segundo ele, o custo seria muito grande para deixar um guarda em cada instituição municipal de educação. "Temos 82 GMs na cidade, fora as vagas abertas no úttimo concurso. Em 32 prédios públicos, temos vigilantes contratados pelo município. Em outros 50 locais, instalamos sistema de alarme. Há ainda um projeto de implantação de câmeras, mas estamos em busca de recursos", disse.

Arapongas tem 24 escolas municipais e 24 CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil). Elas fazem parte dos 161 dos imóveis administrados pela prefeitura.