Viena, 29 (AE-DOW JONES) - O ministro do Petróleo da Venezuela, Ali Rodriguez, disse hoje (29) que a Opep deverá elevar a produção de petróleo novamente em junho ou setembro deste ano. "Acredito que uma elevação em junho ou setembro será necessária", disse Rodriguez. Ele previu crescimento na demanda global em 2,5 milhões de barris por dia no segundo trimestre.
Rodriguez acrescentou que estima um acrescimo real na atual produção mundial pelos países membros e não-membros da Opep de entre 1 milhão e 1,5 milhão de barris por dia a partir de 1º de abril, dos quais os dez países que compõem a organização deverão ofertar 500 mil barris por dia, levando em consideração que os países exportadores já vinham ultrapassando os limites impostos pelo acordo anterior.
Ontem, a Opep decidiu formalizar a produção mundial dos onze países que participam ativamente da organização, permitindo aumento na oferta da commodity de 1,7 milhão. Com a não-adesão do Irã ao acordo, ficou defenido que a produção seria formalmente elevada em 1,452 milhão de barris por dia, para 21 069 milhões de barris por dia. O Iraque, embora membro da organização, está fora das decisões por causa de sanções impostas após a Guerra do Golfo, pelas quais, dentro de um programa da ONU, só pode exportar petróleo em troca de alimentos.