Montevidéu, 31 (AE) - As vendas do setor industrial no Uruguai crsceram 7,9% em janeiro com relação ao mesmo mês do ano passado. É que informa a edição de hoje do jornal El Observador. O crescimento foi motivado pelo aumento nas exportações. O estudo foi feito pela Câmara de Indústrias do Uruguai (CIU).
Para a CIU, os números são um indício de que a atividade manufatureira está começando um lento processo de recuperação. Por setores, o aumento das vendas industriais em janeiro esteve liderado pelas empresas de alimentos, têxteis, papel e químicos. Há destaque no estudo, ainda, para os setores de alimentos (carne, arroz), lã e couro, produtos ligados ao comércio exterior.
Todavia, nos doze meses encerrados em janeiro a retração das vendas ao exterior foi de 12% contra 14,4% em todo o ano de 99. Embora o setor industrial tenha melhorado, o número de empregos no setor não reverteu sua tendência baixista. Em janeiro a ocupação na indústria foi de 7,8% mais baixa que a do primeiro mês do ano pasado, uma taxa igual à dos últimos meses (entre 7% e 8%). Os setores que mais tiveram redução de emprego foram têxteis, vestuário e produtos metálicos.