Nova York, 05 (AE-DOW JONES) - A Amazon.com Inc. informou que as vendas no quarto trimestre de 1999 superaram US$ 650 milhões, ficando bem acima dos US$ 253 milhões de igual período do ano anterior e passando o nível de US$ 610 milhões de vendas no ano fiscal de 1998.
A companhia divulgou comunicado informando que entre 10 de novembro e 31 de dezembro mais de 2,5 milhões de novos clientes fizeram compras na Amazon.com pela primeira vez.
A Amazon informou, no entanto, que o crescimento nas vendas sazonais não vai significar uma redução no prejuízo do quarto trimestre.
A companhia disse que terá encargos acima do previsto referentes aos estoques para início de atividades com produtos como brinquedos e eletrônicos. O resultado do trimestre e o balanço de 1999 serão divulgados no dia 2 de fevereiro.
Com base nas vendas do quarto trimestre, a Amazon.com registrou vendas anualizadas de US$ 2,6 bilhões. A empresa, uma das maiores livrarias da Internet, abriu as vendas de fim de ano em 10 de novembro, com o lançamento das lojas online de software
videogames, presentes e ferramentas domésticas.
Até 31 de dezembro, a companhia embarcou 20 milhões de itens. No período, a companhia registrou o pico de embarques de cerca de US$ 16 milhões em um dia.