Washington, 06 (AE-DOW JONES) - As principais redes varejistas norte-americanas registraram desempenhos desiguais em suas vendas no mês de março, com os consumidores trocando as compras feitas em lojas populares, as discount stores, por redes com produtos mais sofisticados. Empresas como a Wal-Mart Stores, Limited, Kmart Corp., J.C. Penney e Saks tiveram faturamentos diferentes em março, um mês considerado fraco para todo o comércio norte-americano. O fato de a Páscoa cair em abril neste ano também contribuiu para reduzir as vendas de março de algumas redes.
A Wal-Mart, maior varejista norte-americana, anunciou que as vendas das unidades Wal-Mart cresceram 3,6% em março, na comparação a igual mês do ano. As vendas totais da empresa subiram 20,2% para US$ 16,7 bihões, nas cinco semanas até 31 de março, de US$ 13,89 bilhões no ano anterior. A loja de roupas Limited viu seu faturamento aumentar 4%, ante março de 1999. As vendas da Kmart, terceira maior varejista norte-americana com perfil popular, caíram 1,2%, enquanto as da J.C. Penney despencaram 9,4%. A Saks, uma das mais sofisticadas redes dos EUA, viu suas vendas evoluírem 2,4% de fevereiro a março, em relação ao faturamento obtido nesses dois meses de 1999. A empresa informou que os números de março refletiram, principalmente, o desempenho do consumo de roupas femininas de primeira linha, cosméticos, acessórios, sapatos, joalheria, presentes, utensílios domésticos e roupas íntimas. As vendas de peças femininas esportivas e para uso no dia-a-dia, roupas infantis e para crianças diminuíram em março. Ontem, a Sears, a segunda maior rede varejista do país, havia anunciado que seus lucros deverão crescer para cerca de US$ 0,62 a US$ 0,67 por ação diluída, acima da previsão dos analistas de um resultado de US$ 0,46.