São Paulo, 05 (AE) - A venda de automóveis de passeio e utilitários no varejo aumentou 20,11% em dezembro na comparação com novembro. Os concessionários de todo o País venderam 104.500 unidades, incluindo importados. Em novembro foram vendidos 86.998 veículos. A Volkswagen continuou na liderança, com 28,5% das vendas e a General Motors passou à frente da Fiat, que nos meses anteriores oscilou entre a segunda e a primeira colocações. A fatia da GM foi de 27,2% no mês passado. A Fiat ficou com 21,3% das vendas e a Ford, no quarto lugar, com 9,3%.
Tradicionalmente o resultado de venda de veículos em dezembro é melhor do que novembro. No mês passado, as promoções também ajudaram a atrair o consumidor. Como o estoque de modelos 2000 fabricados em 1999 ainda é alto, a maior parte dos concessionários continua dando descontos.
Pesquisa feita pela Molicar, empresa prestadora de serviços que realiza semanalmente o levantamento dos preços de mais de 4,8 mil modelos de veículos para as administradoras de seguros, a média dos descontos hoje chega a 16% em comparação aos preços de venda sugeridos pelas montadoras.
O responsável pelo setor de avaliação de veículos da empresa, Vítor Meizikas Filho, lembra que as montadoras começam a produzir os modelos 2000/2000 na segunda quinzena de janeiro. Por isso, os revendedoras deverão fazer um grande esforço para desovar, até o final deste mês, os estoques de veículos ano 99. Meizikas prevê que os descontos devem continuar.