Venda de árvores rende R$ 1,2 mi
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 15 de junho de 2011
Natália Cancian <br> Folhapress 
São Paulo - A madeira de árvores nativas arrastadas aos rios pela força das chuvas que atingiram o Litoral do Paraná em março deve render R$ 1,2 milhão às famílias atingidas pelo desastre. O material começou a ser removido nesta semana, após a conclusão de estudos.
Pelo menos 144 pessoas ainda estão desabrigadas (tiveram suas casas destruídas) e outras 210 estão desalojadas (não podem voltar para casas que estão em área de risco) no Litoral, segundo a Defesa Civil Estadual.
Ao todo, cerca de 42 mil metros estéreos (medida de volume para lenha e que equivale ao metro cúbico) de madeira devem ser retiradas dos rios Jacareí e Miranda, que cortam a região.
Segundo o Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar), instituto que coordena o projeto, pelo menos cinco empresas já estão interessadas em comprar a madeira, que pode ser utilizada para a produção de energia ou em marcenarias.
O dinheiro será aplicado em recursos para cerca de 200 famílias que viviam nas áreas afetadas pelas enchentes e deslizamentos nas cidades de Antonina, Morretes, Paranaguá e Guaratuba.


