Veículo Aéreo não Tripulado fiscaliza fronteiras do Brasil
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 11 de novembro de 2011
Agência Brasil 
Brasília - A Polícia Federal fez ontem a apresentação pública do Veículo Aéreo não Tripulado (Vant) em São Miguel do Iguaçu, no Paraná, na região da tríplice fronteira, entre o Brasil, a Argentina e o Paraguai. De acordo com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o Vant representa um grande avanço para as operações policiais de combate ao crime na fronteira.
A aeronave apresentada ontem foi testada em setembro e os voos operacionais começaram em outubro. Segundo Cardozo, o segundo Vant foi adquirido e chegara à base paranaense nos próximos dias. ''É uma inovação fantástica, especialmente quando se trata da região de fronteiras e das políticas de segurança pública''.
Os Vants podem voar por 37 horas ininterruptas, cobrindo uma área superior a mil quilômetros quadrados. O custo de hora-voo do Vant é US$ 400. Segundo o Ministério da Justiça, esse valor não chega a 8% do custo de uma aeronave de grande porte que executa o mesmo serviço.


