Vazamentos serão monitorados pelo Ibama só em abril
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) vai investir R$ 600 milhões em um sistema para monitorar vazamentos de óleo em todo o País. O programa, que começa a ser operado em abril deste ano, prevê o uso de imagens de satélite, bóias com sensores de alerta, câmeras ligadas à Internet, para tentar detectar possíveis vazamentos rapidamente.
Os recursos serão investidos na contratação de pessoal e na compra de equipamentos. Nas próximas semanas, o Ibama assinará contrato com a empresa canadense, que fornecerá as imagens. Uma equipe da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) fará a análise dos dados coletados.
Os sensores serão instalados em áreas costeiras e dentro do território brasileiro. A primeira área a ser monitorada será a Bacia de Campos, no Rio de Janeiro, considerada uma das regiões com maior risco de acidentes com óleo justamente por ser a principal área produtora de petróleo do País. (Agência Folha)





