O diretor do Observatório Astronômico do Vaticano, o jesuíta George Coyne, está convencido da existência de vida extraterrestre e diz que ‘‘é uma loucura’’ pensar que o homem possa estar sozinho no Universo. O padre Coyne e a equipe de cientistas que dirige chegaram a essa conclusão após estudar durante anos o firmamento, a partir do centro de investigação astrofísica situada na residência do papa em Castelgandolfo, nos arredores de Roma.
‘‘O Universo é tão grande que seria uma loucura pensar que nós somos uma exceção’’, afirmou Coyne numa entrevista ao diário milanês ‘‘Corriere della Sera’’, ao mesmo tempo que sublinha que cada dia há mais dados que fazem pensar na possibilidade de formas de vida diferentes das existentes na Terra. ‘‘Quanto mais estudamos os astros, mais nos tornamos conscientes da nossa ignorância’’, acrescentou.
O padre jesuíta, responsável desde 1978 por um observatório com mais de um século de história e que depende diretamente da Santa Sé, afirma que ‘‘a ciência não destrói a fé, estimula-a’’. Apesar de admitir que atualmente não existem provas científicas que comprovem a vida fora da Terra, Coyne está consciente de que a possibilidade abre entre os fiéis uma série de interrogações mas sublinha que não deve ser considerada como um fato dramático.
Nesse sentido, o astrônomo assinalou que alguns setores da Igreja consideram negativo debater ou estudar questões que possam fazer ‘‘tremer um pouco’’ a doutrina católica. No entanto, o padre insiste em que não há necessariamente uma incompatibilidade entre as versões sobre a origem do Cosmos que surgem na Bíblia e as mais atuais defendidas pela ciência, como a do ‘‘Big Bang’’.
Segundo Coyne, nem as Sagradas Escrituras nem a Teologia aprofundam a forma como Deus criou o Universo e cabe aos cientistas e à sua ‘‘curiosidade insaciável’’ responder às muitas incógnitas que ainda não foram resolvidas, entre elas a possibilidade de formas de vida extraterrestre. O padre revelou ainda que o papa João Paulo II tem um grande interesse pela astronomia e ‘‘não teme o confronto entre a fé e os conhecimentos científicos’’.

mockup