Valdemar Costa Neto assume presidência nacional do PL
PUBLICAÇÃO
domingo, 09 de janeiro de 2000
Por Inês Migliaccio
São Paulo, 09 (AE) - O vice-presidente nacional e líder do PL na Câmara dos Deputados, Valdemar Costa Neto (SP), assume automaticamente a presidência do PL, substituindo o ex-deputado álvaro Valle, fundador do partido, que morreu hoje, no início da tarde, em sua casa, no Rio, vítima de um câncer contra o qual lutava há sete anos. "álvaro era um exemplo de dignidade na vida pública do País. Ele criou o PL, que tem a sua imagem e nós pretendemos mantê-la. Não temos como substituí-lo. Atualmente, não há no partido ninguém que possua semelhante altura intelectual. Ele escreveu mais de 20 livros. Acredito que não haja no Brasil muitos como ele", destacou Costa Neto.
O atual presidente ainda relembrou que, recentemente, o PL realizou uma convenção em Brasília, da qual Valle não conseguiu participar por causa do crítico estado de saúde, mas acompanhou, desde sua casa, as resoluções tomadas. Segundo Costa Neto, a carreira política de Valle caracterizou-se pela luta a favor da educação, principalmente no que se refere à aposentadoria dos professores. "álvaro acreditava que, investindo na educação, todo o demais viria por acréscimo", afirmou.
Em relação ao acúmulo de funções na Presidência Nacional do PL e na liderança do partido na Câmara, Costa Neto disse que, provavelmente, será um assunto a ser discutido na próxima semana com os colegas partidários. "Nós temos dez deputados na Câmara. Vamos ver o que decidem", afirmou. Formado em Administração de Empresas, ele pertence ao PL desde 1990 e é vice-presidente do partido desde 1991. "Eu entrei no PL justamente pela boa imagem de álvaro Valle", destacou. Costa Neto encontra-se no Rio para acompanhar o enterro do amigo, que será amanhã (10).