SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - As 3.000 vagas disponibilizadas ao mutirão do Poupatempo para a emissão de RGs, em São Paulo, foram preenchidas por meio de cadastro na internet em menos de oito horas. As inscrições foram abertas à 0h de sábado (15), mas às 8h todas já estavam preenchidas. As unidades da Sé (centro) e Itaquera (zona leste) vão dividir os atendimentos entre esta segunda (17) e terça-feira (18).

Segundo o Poupatempo, serão realizados 750 atendimentos em cada um dos postos abertos neste dois dias, totalizando 1.500 em cada. A divisão foi feita para resguardar a saúde de usuários e atendentes das unidades, por causa da pandemia da Covid-19.

Na quarta-feira (19), oito unidades do Poupatempo reabrem ao público, dando início ao atendimento presencial em São Paulo, que aumentará gradualmente até outubro na capital, Grande SP e interior.

A partir da meia-noite de terça-feira (18), o Poupatempo vai disponibilizar vagas nas oito unidades que atenderão ao público a partir do dia seguinte, com todos os serviços do órgão, mas com ênfase na emissão de RGs e primeiras vias de CNH (carteira de habilitação).

De acordo com o governo do estado de São Paulo, gestão João Doria (PSDB), o mutirão de segunda e terça é exclusivo para a emissão de documento de identidade, em caráter de urgência. Após agendar o atendimento pela internet, o solicitante deve ir até uma das duas unidades indicadas portando certidão de nascimento ou casamento originais e com cópias simples. O RG anterior também pode ser usado, desde que o documento tenha sido emitido no estado de São Paulo. Menores de 16 anos devem estar acompanhados de pais ou responsáveis.

PARA SER ATENDIDO

Nesta terça-feira (18) a partir da meia-noite entre no site www.poupatempo.sp.gov.br e agende o dia para ser atendido

Oito agências farão o atendimento máximo de 30% de suas capacidades, por causa da pandemia da Covid-19

Após o pedido, o Poupatempo vai indicar o horário do atendimento

Na data e local indicados leve certidão de nascimento ou casamento originais e cópias

Menores de 16 anos devem ir acompanhados de pais ou responsáveis

Reabertura de unidades do Poupatempo

Quarta-feira (19)

Itaquera

São Bernardo do Campo

Mauá

Mogi das Cruzes

Santos

Guarujá

Bauru

Dia 26

Lapa

Santo Amaro

Cidade Ademar

Guarulhos

Suzano

Caraguatatuba

Campinas shopping

Sorocaba

Araraquara

São Carlos

São Vicente

Praia Grande

Fonte: Governo do estado de São Paulo

mockup