Os 43 municípios que fazem parte das 18ª e 19ª regionais de Saúde de Cornélio Procópio e de Jacarezinho receberam as doses da vacina de Oxford até o final da tarde deste domingo (24). A 18ª Regional de Saúde de Cornélio Procópio distribuiu 1.590 doses do imunizante a 21 municípios, sendo que 440 foram encaminhadas à Secretaria de Saúde de Cornélio Procópio.

Ao todo, 86.500 doses desenvolvidas pela Universidade de Oxford, em parceria com o laboratório AstraZeneca, foram repassadas ao Paraná
Ao todo, 86.500 doses desenvolvidas pela Universidade de Oxford, em parceria com o laboratório AstraZeneca, foram repassadas ao Paraná | Foto: Gilson Abreu/AEN

“Fomos para Londrina no domingo pela manhã e retiramos as doses muito rapidamente. Em seguida, já retornamos para a regional de Saúde para que a equipe técnica fizesse a separação para cada município. A gente já havia combinado com todos os secretários de Saúde para organizar escalas para que todos pudessem retirar as doses na regional. Chegamos em Cornélio Procópio por volta das 13h15 e às 14h30 a gente já tinha distribuído para todos os municípios”, destacou o diretor da regional, Cláudio Cordeiro da Silva Filho.

As cidades mais distantes foram contempladas de imediato. “Foi uma alegria imensa receber mais um pouco de doses para que a gente possa dar continuidade à vacinação e começar a avançar pelos grupos prioritários. Estamos também com muita expectativa para as novas doses da vacina do Butantan”, completou.

Além de Cornélio Procópio, os municípios com maior número de doses repassadas neste segundo lote para a 18ª Regional de Saúde foram Bandeirantes (230) e Andirá (110).

Na 19ª Regional de Saúde de Jacarezinho, 2.150 doses foram encaminhadas a 22 municípios. Santo Antônio da Platina recebeu 440 doses e Jacarezinho ficou com 420 vacinas. O restante dos imunizantes foi distribuído considerando a quantidade de habitantes e de serviços de saúde para o atendimento de casos suspeitos e confirmados de Covid-19.

“Para nós, aqui do Norte Pioneiro, essas vacinas trouxeram esperança. É uma emoção grande trazer mais doses para conseguir fazer a vacinação de todos os profissionais da saúde para que eles possam cuidar dos nossos enfermos. Os municípios estão bem receptivos. O envio para as cidades foi bem rápido”, afirmou o diretor da 19ª Regional de Saúde, Antonioni Palhares.

Ao todo, 86.500 doses desenvolvidas pela Universidade de Oxford, em parceria com o laboratório AstraZeneca, foram repassadas ao Paraná. Cada ampola do imunizante possui dez doses que devem ser aplicadas logo após a abertura do frasco.

Durante evento em Londrina, o governador Ratinho Júnior afirmou que o Paraná pode ter recebido menos vacinas que a quantidade informada inicialmente. “O Paraná talvez tenha recebido 15% a 20% a menos daquilo que estaria programado. Falei com o ministro [da Saúde] Pazuello e ele pediu para a gente apresentar esses dados e, se tiver qualquer tipo de vacina que foi entregue a menos por uma questão de redistribuição dos estados, ele vai compensar o Paraná”, garantiu o governador. (Colaborou Simoni Saris)