O 'Dia D' de vacinação contra o sarampo terá postos de atendimento em quatro shoppings de Londrina. A estratégia criada pela Secretaria Municipal de Saúde pretende imunizar jovens de 20 a 29 anos, das 12h às 18h. A ação faz parte da segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo que termina oficialmente neste sábado (30).

Até às 18h, servidores do município estarão nos shoppings Catuaí (zona sul), Boulevard (zona leste), Londrina Norte (zona norte) e Royal Plaza (centro). Ao todo, foram disponibilizadas 20 mil doses da vacina tríplice viral em Londrina.

Ao todo, 20 mil doses foram disponibilizadas para o 'Dia D' de vacinação
Ao todo, 20 mil doses foram disponibilizadas para o 'Dia D' de vacinação | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Para ser imunizado, é necessário levar a carteirinha de vacinação e um documento de identificação com foto. Jovens até os 29 anos devem receber duas doses da vacina. Entre 30 e 49 anos, é necessária apenas uma dose. A vacina não é recomendada para quem tem mais de 50 anos.

O Brasil ainda passa por um surto da doença. Conforme o Ministério da Saúde, 11.896 casos foram confirmados entre janeiro e novembro deste ano. De acordo com o último balanço, 15 resultaram em morte. Mais de 90% dos casos foram registrados no estado de São Paulo.

O Paraná contabiliza 479 casos, grande parte em Curitiba e região metropolitana. Em Londrina, oito casos foram confirmados pela Secretaria Municipal de Saúde até o dia 21 de novembro.