Imagem ilustrativa da imagem Vacinação de idosos contra a gripe entra na reta final

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Londrina realizam neste sábado (4) o último plantão da campanha de vacinação de idosos contra a gripe. Serão vacinadas pessoas com idade entre 60 e 79 anos que fizeram o agendamento prévio por telefone ou pela internet no Portal da Prefeitura. A aplicação da Vacina Influenza Trivalente - que protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no Hemisfério Sul, incluindo o H1N1, será realizada das 8 às 19 horas.

O Ministério da Saúde encaminhou 20 mil doses da vacina para esta etapa de imunização em Londrina. “Dividimos a vacinação dos idosos em duas etapas. Na primeira fase [iniciada no dia 23 de março] pessoas com mais de 80 anos e pacientes acamados começaram a ser vacinados em suas próprias casas. Na sequência, passamos a agendar a imunização de pessoas com mais de 60 anos para receberem a dose na UBS de seu bairro. Adotamos essa estratégia para evitar aglomerações e diminuir o risco de contágio do novo coronavírus”, informa a diretora de Vigilância em Saúde do Município, Sônia Fernandes.

Segundo ela, a estratégia adotada em Londrina tem se mostrado positiva. “Os agendamentos têm respeitado o número máximo de até 15 pessoas a cada 30 minutos. Também foram instalados sinalizadores nos pisos das UBS indicando o distanciamento mínimo de dois metros que deve ser respeitado entre um paciente e outro. Além disso, muitas UBS instalaram tendas e coberturas para realizar a aplicação da vacina na área externa. Com essas medidas, estamos evitando aglomerações nas UBS”, detalha.

A Secretaria Municipal de Saúde estima atingir a meta de vacinação de idosos no decorrer da próxima semana. “No ano passado, foram imunizados 66 mil idosos, o que representa uma cobertura de 102% do índice de pessoas nesta faixa etária que residem em Londrina. Pretendemos chegar a este mesmo número em 2020. Até sexta-feira (3), cerca de 40 mil pessoas haviam sido vacinadas. Acreditamos que com o plantão que realizado neste final de semana atingiremos nossa meta. Os idosos que ainda não fizeram o agendamento devem fazer isso no decorrer desta semana, pois neste sábado (4) serão vacinadas apenas pessoas agendadas previamente”, ressalta Sônia.

A diretora de Vigilância em Saúde do Município informa que a segunda etapa terá início no dia 16 de abril. “Ainda estamos estudando uma estratégia para esta fase, que atenderá professores da rede de ensino pública e privada, além de profissionais que trabalham em forças de segurança, como policiais civis e militares, bombeiros e integrantes do exército”. A terceira e última etapa começa no dia 9 de maio, quando serão atendidas crianças de seis meses a seis anos, gestantes, portadores de doenças crônicas e pessoas com idade entre 55 e 59 anos. “Até o final da campanha a meta é vacinar aproximadamente 170 mil pessoas”, conclui Sônia.

Foto: Gustavo Tacaki / Secretaria Municipal de Saúde