Bra­sí­lia- As pri­mei­ras do­ses da va­ci­na con­tra a gri­pe A (H1N1) de­ve­rão es­tar dis­po­ní­veis pa­ra os go­ver­nos dos paí­ses do mun­do in­tei­ro nes­te mês, con­fir­mou on­tem a di­re­to­ra da Ini­cia­ti­va pa­ra Pes­qui­sa de Va­ci­nas da Or­ga­ni­za­ção Mun­dial de Saú­de (OMS), Ma­rie-Pau­le ­Kieny. Ne­nhum ­país te­rá va­ci­na su­fi­cien­te pa­ra to­da a po­pu­la­ção des­de o pri­mei­ro dia que ela es­ti­ver dis­po­ní­vel. Por is­so, os paí­ses te­rão que es­co­lher o que prio­ri­zar, afir­mou.
  Se­gun­do Ma­rie-Pau­le, a es­tra­té­gia de ca­da ­país vai de­pen­der dos ob­je­ti­vos de sua po­lí­ti­ca pa­ra o tra­ta­men­to e da dis­po­ni­bi­li­da­de de va­ci­na. Os paí­ses po­de­rão, por exem­plo, ten­tar re­du­zir a mor­ta­li­da­de em gru­pos es­pe­cí­fi­cos, co­mo as grá­vi­das. A OMS re­co­men­da que tra­ba­lha­do­res da ­área da saú­de se­jam os pri­mei­ros pa­ra per­mi­tir que ­eles cui­dem dos ou­tros pa­cien­tes. As va­ci­nas não se­rão dis­po­ni­bi­li­za­das no mer­ca­do pri­va­do.
  A in­dús­tria vai uti­li­zar pre­ços di­fe­ren­cia­dos. Paí­ses de al­ta ren­da po­de­rão pa­gar en­tre US$ 10 e 20 por do­se (nú­me­ros es­ti­ma­dos), en­quan­to os paí­ses de ren­da mé­dia po­dem pa­gar cer­ca de me­ta­de des­se va­lor.
  A po­pu­la­ção não se de­ve dei­xar ‘‘­hipnotizar’’ pe­la va­ci­nas, se­gun­do a di­re­to­ra da OMS. ‘‘Há ou­tras me­di­das, co­mo a hi­gie­ne pes­soal e evi­tar aglo­me­ra­ções. Es­ta­mos fa­lan­do de uma doen­ça da ­qual a ­maior par­te das pes­soas se re­cu­pe­ra bem.’’
  A OMS es­tá tra­ba­lhan­do pa­ra ga­ran­tir va­ci­nas aos paí­ses em de­sen­vol­vi­men­to, de acor­do com Ma­rie-Pau­le. Pa­ra tan­to, ne­go­ciou doa­ções com fa­bri­can­tes (fo­ram anun­cia­das doa­ções de 100 mi­lhões de do­ses pe­lo la­bo­ra­tó­rio Sa­no­fi-Aven­tis e de 50 mi­lhões pe­lo Gla­xoS­mith­Kli­ne).

mockup