A superlotação no Hospital Universitário de Londrina preocupa as equipes de saúde em meio ao pico de transmissão do novo coronavírus. Na manhã desta segunda-feira (28), a UTI Geral apresentou 117% de taxa de ocupação de leitos. Ao todo, 48 pacientes estavam na ala destinada a 41. Já a UTI Covid/SUS, adaptada para o atendimento exclusivo de casos suspeitos ou confirmados do novo coronavírus, estava com 66 pessoas internadas. Nesse setor, o índice chegou a 82% de ocupação. As informações foram repassadas pela assessoria de imprensa do hospital.

Imagem ilustrativa da imagem UTI Geral do HU em Londrina atinge 117% de ocupação
| Foto: Sérgio Ranalli - Grupo Folha

“Com as festas de Natal e Ano Novo tem-se a expectativa do aumento no número de novos casos de Covid-19 e a preocupação estende-se ao adoecimento da equipe multiprofissional do HU-UEL, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, dentre outros, que atendem os 454 leitos hospitalares em funcionamento no hospital”, afirmou a diretora superintendente do HU em exercício, Luiza Moriya, em nota encaminhada à imprensa.

Mais tarde, Moriya informou à FOLHA que 69 servidores do hospital estão afastados, sendo 36 já com o diagnóstico de Covid-19 confirmado e 30 aguardando os resultados dos exames. "Destacamos que a maioria tem suspeita ou positividade por contato comunitário e temos 63 servidores em trabalho remoto por comorbidades", acrescentou.

Questionada pela reportagem, a diretoria descartou restringir ou suspender temporariamente o atendimento diante do atual quadro de superlotação. Entretanto, lembrou que mudanças no cenário epidemiológico podem ocorrer muito rapidamente trazendo a necessidade novas medidas.

O Hospital Evangélico permanece com 100% de ocupação na UTI Covid que tem capacidade para atender dez pacientes. A enfermaria Covid, que possui 36 leitos, apresentava 90% de ocupação na manhã desta segunda.

A UTI geral SUS também estava lotada com 15 pacientes, sendo que outros 13 aguardavam a liberação de leitos na unidade. No pronto-socorro, 20 pacientes eram atendidos no espaço destinado a 19 leitos.

Na manhã de domingo havia sete leitos disponíveis na UTI Covid do Hospital do Coração dos 27 existentes para o atendimento exclusivo de casos suspeitos ou confirmados da doença. Os dados foram disponibilizados pela Sesa-PR (Secretaria de Estado da Saúde), por meio da Diretoria de Gestão em Saúde. A taxa de ocupação na manhã desta segunda-feira não foi divulgada pelo hospital e nem pela Secretaria de Saúde de Londrina.

A reportagem tentou contato com o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, mas não obteve retorno para entrevista.