O objetivo é forçar a realização do isolamento domiciliar e frear a transmissão da doença durante as viagens e nos terminais urbanos
O objetivo é forçar a realização do isolamento domiciliar e frear a transmissão da doença durante as viagens e nos terminais urbanos | Foto: Roberto Custódio-10/9/20

Usuários do transporte coletivo não poderão pagar a tarifa de ônibus através do cartão-transporte enquanto estiverem no período de transmissão da Covid-19 ou com a suspeita da doença. Em vigor em Londrina a partir desta quarta-feira (28), a medida já vem sendo adotada em Curitiba e foi implementada na cidade após um pedido da Promotoria de Defesa dos Direitos do Consumidor à Secretaria Municipal de Saúde de Londrina. O objetivo é forçar a realização do isolamento domiciliar e frear a transmissão da doença durante as viagens e nos terminais urbanos. Os créditos adquiridos pelos usuários não serão afetados e o desbloqueio do bilhete eletrônico ocorrerá automaticamente após dez dias.

De acordo com o diretor de Trânsito da CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização), Wilson de Jesus, a Secretaria Municipal de Saúde irá encaminhar diariamente relatórios com as informações pessoais dos moradores que procuraram o atendimento na rede do município e foram considerados com a suspeita da doença ou tiveram o diagnóstico confirmado. Em posse das informações, a CMTU irá realizar o bloqueio do bilhete eletrônico em seu sistema por, no máximo, dez dias. Já o período de bloqueio passará a valer a partir da data do surgimento dos sintomas ou da confirmação do diagnóstico via teste RT-PCR coletado nas unidades de atendimento de todas as regiões da cidade.

"São as pessoas que estarão passando pela atendimento da Saúde. Então, dos itens discutidos naquelas primeiras reuniões do mês de abril, este foi o que mais demorou para ser implementado justamente porque tinha que percorrer todos estes pormenores até chegar à concretização destes protocolos para que o bloqueio ocorra", avaliou o diretor.

A decisão de suspender o uso do cartão surgiu no início deste mês, quando a CMTU esteve reunida com o DER (Departamento de Estradas de Rodagem), Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina), Sincoval (Sindicato do Comércio Varejista de Londrina), Londrisul e TCGL (Transportes Coletivo Grande Londrina) para discutir medidas de combate à transmissão do vírus.

Diferentemente de Londrina, o período de bloqueio do bilhete eletrônico em Curitiba dura sete dias. Ao longo dos primeiros 15 dias em que medida foi adotada, 418 usuários foram diagnosticados com a doença e tiveram os cartões bloqueados. Destes, 113 tentaram embarcar antes do encerramento do período de isolamento domiciliar, informou a Urbs (Urbanização Curitiba S/A).