Neste sábado, (23), muitas famílias se programaram para a vacinação dos pequenos. Com distanciamento, carteira de vacinação e outros documentos em mãos, a fila da imunização fluiu muito bem. Um dos motivos a ser destacado pelos usuários é a adesão das famílias ao agendamento, que permite que cada cada um se organize conforme a rotina semanal.

Camila e Luiza Zucoloto: até a boneca foi ao postinho. "E não chorou"
Camila e Luiza Zucoloto: até a boneca foi ao postinho. "E não chorou" | Foto: Walkiria Vieira

A administradora Camila Zucoloto apoia a iniciativa do agendamento remoto. "Está tudo muito bem organizado". A filha de Camila, Luiza Zucoloto Ióio tem três anos e meio e fez questão de levar também a sua boneca batizada de Ana Lívia para um check-up. "Foi super tranquilo", resumiu Zucoloto.

A fisioterapeuta Aline Felix Iida é moradora do jardim Morumbi, faz atendimento profissional em clínicas de fisioterapia e para ela o sábado é o dia ideal. Yuna Iida tem seis meses e chegou à Unidade Básica de Saúde Clair Pavan (UBS Centro) programada no horário para receber três vacinas: influenza, sarampo, meningite C e rotavírus. Yuna nasceu com 28 semanas, pesava 800 gramas e ficou três meses hospitalizada.

Yuna, seis meses com os pais: todas as vacinas em dia deixam a família tranquila
Yuna, seis meses com os pais: todas as vacinas em dia deixam a família tranquila | Foto: Walkiria Vieira

"Cuido das vacinas com muita atenção". Do lado de fora, a fisioterapeuta preferiu deixar a missão com o pai. "Eu morro de dó". Ela conta que Yuna em japonês significa poder. "Se eu já acreditava em Deus, passei a crer mais ainda, Yuna é um milagre. A fisioterapeuta considera que o agendamento seja prático para todos - tanto profissionais, como pacientes. Na saída, a família de Yuna recebe a informação de que terça-feira tem mais uma vacina. "Será a segunda dose da Influenza. É muito bom, já saímos daqui programados", alegra-se.

Os agendamentos podem ser feito neste link. Cada cidadão será vacinado no horário agendado, para evitar aglomerações. O paciente com doença crônica não transmissível deverá comprovar, no ato da vacinação, a doença que ele tem, por meio de receita médica válida. A campanha de vacinação contra a gripe prossegue até maio, inclusive para os idosos.