Londrina - Quase duas semanas depois da instalação da Unidade do Paraná Seguro (UPS), os moradores do Jardim União da Vitória (Zona Sul) estão satisfeitos com a presença dos policiais e garantem que o bairro está mais tranquilo e a sensação de segurança aumentou.
A UPS, a primeira de Londrina e a 12 do Estado, foi instalada no dia 10 de dezembro e conta com 37 policiais que trabalham exclusivamente na região.
''A gente percebe que o bairro está mais calmo e tranquilo. A polícia tem feito uma aproximação com os comerciantes e isso aumenta a sensação de segurança. Até mesmo os vendedores e fornecedores que vêm trabalhar aqui sentiram a diferença'', relatou o comerciante Élvis Costa, 32 anos.
A fixação da Unidade na Avenida Guilherme de Almeida, principal via de acesso ao bairro, controla a entrada e a saída de pessoas e veículos e serve de base de orientação para os moradores que enfrentam problemas. ''Eu tive uma situação de briga na minha casa e procurei a UPS. Fui muito bem atendida, os policiais foram educados e me explicaram certinho a situação e o que eu deveria fazer'', ressaltou Aílce Rodrigues, 61, moradora há 30 anos do União da Vitória. Os casos de ameaças e brigas entre marido e mulher são a maioria entre as ocorrências registradas na UPS.
Um dos aspectos mais importantes do conceito de polícia comunitária é a presença constante de policiais junto a comunidade e a relação de confiança com as pessoas. A moradora Maria José Prado, 59 anos, acredita que hoje isso é uma realidade no bairro.
''Temos presenciado sempre os policiais andando e patrulhando pelas ruas. A presença tem sido constante. Dá para confiar nestes policiais e fazer denúncias quando necessário'', frisou. ''A Polícia já visitou o meu estabelecimento e eles estão realizando uma pesquisa para saber qual a melhor forma de agir na prevenção de crimes aqui do bairro'', colocou Élvis Costa.
A maioria dos moradores ouvidos pela reportagem apontou o consumo e o tráfico de drogas como o principal problema de segurança do bairro. ''Na frente da minha casa sempre ficava um grupo grande de rapazes fumando maconha até a madrugada. Não tínhamos sossego. Com a polícia passando aqui duas, três vezes por dia eles sumiram. Agora conseguímos dormir sossegados'', frisou Odair ferreira Santos, 38 anos, morador do União II.
''Os assaltos aqui já tinham diminuído nos últimos anos e agora melhorou ainda mais'', acrescentou o aposentado Osvaldo Castro, 72 anos.
A instalação das UPSs visa também abrir espaço para a chegada de outros equipamentos públicos de saúde, educação, limpeza e outros. Os moradores do União da Vitória começam a usufruir destes benefícios também. ''Depois que instalaram a unidade da polícia na avenida, retiraram o matagal que estava no canteiro, melhoraram o visual da escola e até a iluminação está melhor'', relatou a comerciante Lúcia Moreira, 29 anos.
A moradora do União I, acredita que a proximidade da polícia no meio da comunidade pode ajudar a mudar a mentalidade das crianças quanto ao trabalho dos policiais. ''As crianças aqui crescem vendo muita coisa errada e com aquela ideia de que o bandido é bom e a polícia é ruim. Eles precisam crescer aprendendo que a polícia está aqui para nos proteger'', ressaltou Moreira.
O responsável pela UPS do União da Vitória, tenente Emerson Castro, acredita que o trabalho está no caminho certo, mas ressalta que as pessoas do bairro ainda estão receosas. ''Aos poucos a comunidade vai entendendo o objetivo da polícia comunitária, que é atuar na prevenção e ao lado das pessoas, além de trazer segurança para outros orgãos públicos agirem na localidade'', colocou o tenente.

mockup