A Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste ) divulgou o edital de seleção para o Programa de Acesso à Educação Superior para Refugiado. A iniciativa faz parte da estratégia da universidade de pensar constantemente na criação de mecanismos que ofereçam apoio nas questões estudantis. As formas de inclusão de toda a sociedade também são sempre discutidas pela universidade.

O refugiado com interesse na ocupação de vaga do programa deve fazer a inscrição mediante apresentação da documentação comprobatória de acordo com o prazo
O refugiado com interesse na ocupação de vaga do programa deve fazer a inscrição mediante apresentação da documentação comprobatória de acordo com o prazo | Foto: Unicentro/AEN

O edital foi lançado pela Diretoria de Programas e Projetos, através da Proen (Pró-Reitoria de Ensino da Unicentro). “A iniciativa visa fornecer acesso à educação superior a refugiados em cursos de graduação presenciais da Unicentro e, dessa forma, permitir que possam dar continuidade a seus estudos e sua formação profissional enquanto estiverem residindo no Brasil”, afirma a professora Maria Lurdes Felsner, diretora de Programas e Projetos da universidade.

Entende-se por refugiado toda a pessoa que obtiver o reconhecimento dessa condição pelo Comitê Nacional para os Refugiados, o Conare. A condição é estendida, também, aos demais membros do grupo familiar que dependam economicamente do refugiado, desde que se encontrem em território nacional.

Maria Lurdes explica que serão destinadas para o programa duas vagas de cada um dos cursos de graduação ofertados nas unidades universitárias de Guarapuava e de Irati, com exceção de Medicina.

INSCRIÇÃO

Para a inscrição, o candidato deve apresentar toda a documentação descrita em edital. “O refugiado com interesse na ocupação de vaga do programa deve fazer a inscrição mediante apresentação da documentação comprobatória de acordo com o prazo e demais orientações definidas no edital. Após a análise da documentação é publicado edital com a relação das inscrições aceitas e indeferidas sem identificação nominal dos candidatos até dia 5 de julho”, detalha Maria Lurdes.

A diretora de Programas e Projetos também destaca que a seleção dos candidatos que tiverem a inscrição aceita será por meio da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “A consulta ao resultado obtido pelo candidato no Enem 2020 é realizada por meio do número do CPF, informado no ato da inscrição”, explica.

Segundo a professora, candidatos inscritos para a mesma opção de curso concorrem a vagas através da média de pontuação obtida em todas as áreas do Enem 2020, prevalecendo a pontuação mais alta.

“Em caso de empate, tem prioridade o candidato que obter a nota mais alta em redação. São eliminados do processo de seleção os candidatos que tenham obtido resultados igual a zero em qualquer uma das áreas do Enem 2020”.

RESULTADO


O resultado da seleção – com data, local e horário para a realização da matricula – será publicado até 9 de julho. As inscrições para o Programa de Acesso à Educação Superior para Refugiados seguem abertas 30 de junho e são feitas exclusivamente pela internet, através do Protocolo Online.

Todas as informações estão descritas em edital publicado na página da Proen, no site da Unicentro.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.