A vocação de Foz do Iguaçu para o turismo ganha mais um aliado com a criação do curso de hotelaria da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Hotelaria fazia parte do plano de expansão da Unioeste, aprovado em 95, mas só agora o curso foi homologado.
A universidade também está implantando mais quatro cursos: administração (em Medianeira, em regime de extensão); zootecnia, em Marechal Cândido Rondon; e fisioterapia e farmácia, em Cascavel.
Os cursos foram homologados no dia 29 de setembro pelo governador Jaime Lerner (PFL), mas o vestibular não será realizado simultaneamente com as provas dos demais cursos, que ocorrem entre os dias 2 e 5 de dezembro. Segundo a reitoria, o vestibular para os novos cursos deve ser realizado em fevereiro, mas ainda não há data marcada.
O curso de hotelaria da Unioeste é o primeiro implantado em uma instituição pública do Paraná. Ao todo, serão 40 vagas. O ensino vai ser voltado para o segmento de administração de hotéis. Para a diretora administrativa do câmpus de Foz, Izolete Nieradka, uma cidade como Foz do Iguaçu, que tem um dos maiores parques hoteleiros do País, precisa ter profissionais bem preparados.’’ Nós precisamos que os profissionais sejam qualificados e o curso é uma maneira para que isso aconteça’’.
A Unioeste ainda não calculou o valor necessário para a implantação do curso. Segundo Izolete Nieradka, esses custos não serão muito altos, porque os estudantes não necessitam de muitos laboratórios. ‘‘Para as aulas práticas, queremos fazer convênios com hotéis da cidade.’’
Turismo Os alunos do curso de turismo do campus da Unioeste em Foz do Iguaçu vão entrar em contato com a realidade do mercado. A partir do início do ano que vem, eles terão uma agência de viagens-laboratório.
A agência vai servir para que os estudantes do segundo e terceiro anos do curso possam colocar em prática o que aprendem nas aulas da disciplina agência de viagens. Mas somente alunos, professores e funcionários da Unioeste vão poder utilizar os serviços prestados pelos estudantes.Ney de SouzaO câmpus da Unioeste em Foz do Iguaçu, cidade que abriga um dos principais parques hoteleiros do BrasilJosé Russo
Especial para a Folha

mockup