Recife, 12 (AE) - O pró-reitor acadêmico da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Erhard Cholewa, não quis comentar a avaliação do curso de Engenharia Civil, que obteve conceito D no Provão de 98, E em 97 e D em 96. "O conceito leva vários aspectos em consideração, não é simplesmente a nota do aluno que o define, eu teria que analisar melhor," disse.
Cholewa adiantou que a Universidade está modernizando e equipando os laboratórios do curso e acatando sugestões da comissão de especialistas do Ministério da Educação, "na medida do possível". Sobre o conceito insuficiente dado ao corpo docente do curso, o pró-reitor disse que a Unicap está investindo na qualificação dos professores e contratando apenas mestres e doutores.
No ano passado, a universidade aplicou R$ 2,5 milhões na qualificação do corpo docente, que tem 574 professores. Desses, 126 estão cursando mestrado, doutorado ou especialização com o suporte da universidade.
O curso de Engenharia Civil tem 37 professores, dos quais cinco doutores, nove mestres, 15 especialistas e oito graduandos. "Isto significa que mais de 40% é de mestres ou doutores, ultrapassando o um terço estabelecido na Lei de Diretrizes e Bases (LDB)", observa o pró-reitor. Um professor está fazendo doutorado e 5, mestrado.
Cholewa garantiu que a Unicap trabalha para melhorar no "ranking" do Provão, mas lembra que o exame não reflete necessariamente a realidade. "O aluno faz o Provão sem a responsabilidade de responder ou não", afirma. Segundo ele, a UNE combate a avaliação e orienta os estudantes a não responderem a prova.

mockup