São Paulo, 08 (AE) - Começa amanhã a segunda fase do vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com as provas específicas de Língua Portuguesa e Literatura e Ciências Biológicas. Concorrem nesta etapa do processo de seleção 15.011 candidatos, 35% do total dos que prestaram as provas de redação e questões gerais no fim de novembro.
As provas serão realizadas em 17 municípios do País. Os vestibulandos prestam o exame na mesma localidade onde realizaram a inscrição, mas precisam verificar, pelo número de inscrição e a lista dos prédios já divulgada, o local de prova da segunda fase, que não necessariamente será igual ao da primeira.
Horário - Os portões serão abertos às 13h15, mas a Comissão de Vestibulares (Convest) pede aos candidatos que estejam no local às 13 horas. O ingresso nas salas só será permitido até as 13h45.
Para entrar, o candidato deve apresentar o original da cédula de identidade com a etiqueta do número de inscrição colada. Quem perdeu a identidade ou o número de inscrição precisa entrar em contato com a Convest ainda antes da prova para receber orientações.
Nos quatro dias da segunda fase, os vestibulandos responderão a duas provas, cada uma com 12 questões analítico-expositivas, valendo cinco pontos cada uma. O tempo permitido para a resolução é de quatro horas, mas os candidatos só podem deixar a sala uma hora e meia depois do início do exame. Na segunda-feira eles passam pelas provas de Química e História e, na terça, de Física e Geografia. As duas últimas são Matemática e Língua Estrangeira.
As provas de aptidão para os cursos de arquitetura, artes cênicas, dança, educação artística, música e odontologia serão feitas a partir do dia 17, sempre nas cidades onde serão ministrados os cursos. Esses exames são eliminatórios, mas não contam pontos na classificação.
Vagas - A relação média total de candidatos por vaga (c/v), que na primeira fase era de 17,4, caiu para 6 nas provas específicas. Os cursos mais concorridos são os de medicina, com 25 c/v; ciências biológicas (diurno), com 18,1 c/v; e ciência da computação (noturno), com 13,9 c/v.
Este ano, a Unicamp oferece 2.355 vagas regulares e mais 24 remanescentes (9 para engenharia agrícola, 1 para engenharia química - diurno, 3 para odontologia, 1 para ciências econômicas - noturno, 1 para engenharia de controle e automação - noturno, 1 para geologia/geografia - diurno e 8 para geografia - noturno)
num total de 2.379 vagas. O exame também selecionará alunos para as 124 vagas oferecidas pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp) - 64 vagas para medicina e 60 para enfermagem.
A divulgação dos nomes dos aprovados em primeira chamada e a lista de espera está prevista para o dia 1.º de fevereiro. Mais informações pelo telefone (0--19) 788-7665 ou no site da Comissão de Vestibulares (www.convest.unicamp.br).