Unibanco e Zip.Net lançam cartão para compras na Internet
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 19 de janeiro de 2000
Por Denize Bacoccina 
São Paulo, 19 (AE)- O Unibanco e o Zip.Net estão lançando o primeiro cartão co-brand exclusivo para pagamento de compras pela Internet. O cartão estará disponível para os 2,6 milhões de usuários do ZipMail, o e-mail grátis fornecido pelo portal Zip.Net, que também abriga lojas e agências de turismo. "Agora temos um meio de pagamento para ligar nosso cadastro de e-mails às lojas que hospedamos", diz o presidente da Zip.Net, Fernando Teles. O Zip.Net paga os primeiros seis meses do cartão
que depois passa a custar R$ 2,50 por mês. O cartão pode ser utilizado em qualquer loja virtual que aceite Mastercard.
Desde setembro, quando lançou o e-card, o Unibanco já emitiu mais de 300 mil cartões, 10% da base de cartões de crédito do banco. A meta é chegar a 1 milhão de cartões virtuais até o fim do ano, incluindo as parcerias com outras empresas. No Zip.Net, a expectativa é emitir 250 mil cartões em oito meses. "Com a parceria temos possibilidade de atingir um público maior do que o nosso cadastro de clientes", diz o presidente do Cartão Unibanco, Márcio de Andrade Schettini.
O e-card não tem plástico - é apenas um número - e só pode ser usado para compras na rede. A grande vantagem é a segurança. O cartão virtual é totalmente garantido contra fraudes. A cada movimentação, o cliente recebe no dia seguinte um e-mail do banco notificando o gasto. Se o cliente não tiver feito a compra que está sendo cobrada, o banco se compromete a cancelar a despesa imediatamente, antes mesmo de investigar a procedência da reclamação. O limite de compras do e-card também é menor, compatível com a média de gastos na Internet.
O Unibanco também quer ampliar a utilização da Internet entre seus clientes. No primeiro dia de cadastramento para acesso grátis à rede, ontem, 3 mil clientes se conectaram. O banco tem 280 mil clientes que utilizam o banco pela Internet. Por enquanto, o acesso grátis está disponível somente aos clientes de São Paulo.


