Um ano após o trágico acidente que tirou a vida de cinco pessoas, Jandaia do Sul segue buscando soluções para tentar reduzir os acidentes envolvendo trens no município. Por meio de parceria com a concessionária Rumo, um grupo de trabalho foi montado há cerca de oito meses para discutir ações para as passagens em nível da cidade.

No dia 9 de março de 2023, pouco antes das 12h, câmeras de segurança mostraram o ônibus da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Jandaia do Sul tentando atravessar uma passagem de nível quando é atingido em cheio pelo trem. Duas crianças morreram no local do acidente e outras três pessoas foram socorridas, mas não resistiram aos ferimentos e faleceram em hospitais da região. O motorista responsável por conduzir o ônibus foi afastado e, na sequência, exonerado do cargo.

A Polícia Civil indiciou o homem por cinco homicídios culposos, ou seja, quando não há intenção de matar. Após o inquérito ser encaminhado para o MP-PR (Ministério Público do Paraná), o motorista foi denunciado pela 2ª Promotoria de Justiça de Jandaia do Sul pela prática dos cinco crimes de homicídio culposo na direção de veículo.

De acordo com o MP, ele também foi denunciado por lesão corporal culposa na direção por 13 vezes por conta das outras vítimas. Agora, o processo aguarda a análise da resposta à acusação.

Jandaia do Sul tem cinco passagens em nível na área urbana. Luciano Lasperg de Andrade, diretor de Obras e Projetos da Prefeitura de Jandaia do Sul, explica que a sinalização nesses locais envolve placas verticais e identificação horizontal. Há cerca de oito meses, o Departamento de Engenharia do município começou a trabalhar em conjunto com a Rumo para analisar a situação de cada uma das passagens em nível e propor melhorias.

“O principal problema [encontrado] se chama falta de responsabilidade dos motoristas, infelizmente, parece que eles ainda não têm a noção da dimensão que qualquer acidente em passagem em nível pode ter”, aponta Andrade. O diretor reforça que já foi identificada a necessidade de fazer alterações no sentido de algumas vias que cortam a linha férrea para forçar uma redução de velocidade nos veículos. Uma nova reunião com representantes da concessionária está marcada para quarta-feira (13).

Além disso, segundo ele, outro ponto que exige melhorias é em relação à acessibilidade das calçadas, para que os pedestres não precisem circular pela pista. A instalação de redutores de velocidade e a melhoria na sinalização também fora da faixa de domínio, que é de 15 metros de cada lado da ferrovia, também são estudadas pelo município.

A expectativa da administração municipal é de que entre os meses de junho e julho as alterações já comecem a sair do papel, sendo que a Rumo já sinalizou que ficará responsável por custear as obras.

Andrade aponta, no entanto, que é fundamental a colaboração da população de Jandaia. “Todo motorista tem que ler o que está na sinalização que tem em todas as passagens de níve: ‘pare, olhe, escute’. Se todo mundo fizer isso, não vai ter mais acidente com trem”, destaca.