São Paulo, 07 (AE) - A prova de Matemática, última da segunda fase da Fuvest, realizada hoje, foi mais difícil e apresentou mudanças de perfil significativas em relação à do ano passado, na opinião do professor do Colégio e Curso Objetivo Giuseppe Nobilioni. "Não tivemos questões muito fáceis, os enunciados foram longos e se exigiu bastante raciocínio dos candidatos", comentou. Para os vestibulandos, faltou tempo para responderem toda a prova. Grande parte dos que saíam da Faculdade de Educação da USP dizia ter deixado uma ou outra pergunta sem resposta. Alguns reclamavam do curto período disponível para resolver a prova. Na opinião dos alunos, o exame não foi tão difícil quanto esperavam, mas exigiu muitos cálculos e respostas extensas.
O que tomou o tempo dos alunos foram os desdobramentos das questões. "Os enunciados estavam claros, mas cada questão tinha vários itens para serem respondidos", comentou a candidata a uma vaga em agronomia Carla Priscila Magario. O estudante Eyre Watary, que pretende ser aprovado em engenharia, também achou a prova trabalhosa. "Tinha muitos caminhos alternativos para cada resposta". Watary deixou duas questões em branco. "Não deu tempo para respirar", comentou a candidata Camila Freitas, que concorre a uma vaga no curso de administração. Cansada de tantas provas, Camila acredita que essa foi a mais "puxada" de todas.
Na avaliação do supervisor da Fuvest, professor José Coelho Sobrinho, todas as bancas produziram provas com nível médio de dificuldade. O último dia da segunda fase teve 6,6% de abstenção. "Apesar das tempestadas, chuvas e alagamentos, o vestibular foi tranquilo", disse o professor. "Só lamentamos a ausência dos alunos". A manutenção de um ponto porcentual de abstenção acima dos índices do ano passado em todos os dias de exame é, segundo a Fuvest, resultado da desistência de muitos treineiros, que resolveram prolongar as festas de ano-novo. "Para quem está apenas treinando, passar pela primeira fase é o que importa", comentou Sobrinho.
A lista dos aprovados em primeira chamada deve ser divulgada no dia 4.