Curitiba - A UFPR (Universidade Federal do Paraná) anunciou nesta terça-feira (27) que não vai aderir ao programa Future-se, após reunião do Conselho Universitário que rejeitou “por unanimidade” o projeto apresentado pelo MEC (Ministério da Educação).

A adesão ao programa, que propõe maior autonomia financeira a universidades federais por meio de parceria com organizações sociais e incentivo à captação de recursos, é voluntária. O texto do projeto está em fase de consulta pública.

Conforme noticiado no site da UFPR, a comunidade acadêmica entendeu, após várias etapas de discussão desde a apresentação do projeto, em julho, que a proposta fere princípios como o da autonomia universitária e da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

A instituição divulgou uma análise do texto que critica pontos como a inobservância das diferenças de perfis e vocações das instituições, mudanças na dinâmica dos hospitais universitários e o “papel central e problemático das Organizações Sociais” — modelo de entidade privada proposta pelo Future-se para aumentar a autonomia financeira das instituições.

O documento cobra o respeito aos princípios que norteiam a educação superior na Constituição e à “vinculação constitucional quanto ao financiamento público” das instituições federais de ensino superior — “assegurando que atendam efetivamente a toda a sociedade brasileira, e não apenas a parte dela”.

A comunidade acadêmica da UFPR entende que não é possível à universidade comprometer-se com o programa Future-se, que não pode ser aceito e deve ser rejeitado”, conclui o texto.