Curitiba- Espalhados por 30 locais de prova, 43.796 estudantes serão testados, amanhã, entre às 14 e 19 horas, na primeira fase do vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR). São 5.334 vagas disponíveis para 91 cursos, dois deles ofertados pela primeira vez - Biomedicina e Ciências Biológicas com Ênfase em Gestão Ambiental. O mais concorrido continua sendo o de Medicina (com 34 candidatos por vaga), seguido por Publicidade e Propaganda, Biomedicina, Direito (matutino) e Arquitetura e Urbanismo.
Nesta primeira fase, a prova é de conhecimentos gerais, com 80 questões de matemática, física, química, geografia, história, português e língua estrangeira. Segundo o Núcleo de Concursos da UFPR, aproximadamente 15 mil concorrentes participarão da próxima etapa, que acontece no dia 12 de dezembro e terá questões discursivas e específicas (que variam conforme o curso).
A partir dos dados fornecidos pela UFPR, é possível afirmar que o perfil médio dos candidatos é de pessoas solteiras de até 23 anos, moradoras de Curitiba ou da Região Metropolitana. Pouco mais da metade tentará o vestibular pela primeira vez, e a mesma parcela nunca fez cursinho. Do total de estudantes, apenas 9.220 concorrem às cotas sociais, 1.995 às raciais e 82 às vagas para portadores de deficiência.
O resultado da prova de amanhã será divulgado no dia 8 de dezembro. A relação final dos aprovados, no dia 22 de janeiro de 2010.

mockup