Curitiba - Mesmo com a ameaça da greve dos servidores técnicos-administrativos se estender, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulgou ontem o edital do Vestibular 2013. As inscrições para o concurso deverão ser feitas de 17 de agosto a 21 de setembro, pelo site do Núcleo de Concursos (www.nc.ufpr.br), e custam R$ 80.
Conforme o edital, a primeira fase do vestibular está prevista para o dia 11 de novembro, e a segunda para os dias 9 e 10 de dezembro. Segundo a instituição, o volume de candidatos esperado para este ano é entre 43 mil e 44 mil.
Na terça-feira, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau Público do Paraná (Sinditest-PR) informou que os servidores da UFPR e de outras universidades federais pretendiam ampliar a paralisação, podendo até comprometer as matrículas para o segundo semestre letivo e o início do período de inscrições para os vestibulares. A decisão foi anunciada na tentativa de pressionar o governo federal a abrir um canal de negociação.
Em nota oficial em seu site, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) afirmou que a categoria deve permanecer em greve porque o governo não apresentou nenhuma nova proposta para a categoria na reunião da noite de quarta-feira, com os reajustes salariais permanecendo entre 25% a 40% e sem reestruturação da carreira. O Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) também recusou o acordo.
Apenas a Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes), que representa sete instituições, entre elas o Instituto Federal do Paraná (IFPR) aprovou a proposta do governo e devem voltar ao trabalho. O Proifes representa 20 mil professores de um universo de 130 mil docentes do ensino superior e tecnológico.