Aproveitando o dia do jogo do Brasil na Copa, professores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) - em greve desde o dia 15 de abril - vão realizar hoje um debate pela Internet, em francês, sobre a situação do sistema educacional de ensino superior no Brasil.
Ontem, os professores enviaram um e-mail com uma mensagem sobre o debate para o jornal francês ‘‘Le Monde’’, a jornais brasileiros e a todos os professores que têm endereço eletrônico. O debate deve ocorrer hoje pela manhã, com duração de uma hora.
Para participar da discussão, foram convidados jornalistas franceses (para acompanhar), professores brasileiros que dominam a língua francesa e alunos brasileiros que estão na França como bolsistas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico(CNPq).
‘‘Vamos discutir temas como o sucateamento das universidades brasileiras, o corte de bolsas de mestrado e o descaso do governo com a educação’’, disse o professor Cláudio da Cunha, do Departamento de Farmacologia da UFPR.
A mediação será feita pela professora Roseli dos Santos, do Setor de Ciências Sociais da UFPR. O endereço eletrônico do debate não foi divulgado ao público em geral para não congestionar as linhas.
Os textos dirigidos durante o debate devem ser gravados e divulgados. Nos próximos dias, a universidade deve organizar um novo debate eletrônico, desta vez em português, em um site do CNPq.
Em assembléia realizada ontem, os professores decidiram pela manutenção da greve pelo menos até amanhã, quando o Congresso Nacional deve votar o projeto de lei que trata de gratificação à categoria. ‘‘Essa semana é decisiva para o movimento’’, afirmou José Roberto Portella, presidente da Associação dos Professores da UFPR (Apufpr). Segundo ele, o movimento no Estado não foi enfraquecido e ainda tem cerca de 90% de adesão.

mockup