A UFPR (Universidade Federal do Paraná) publicou uma nova versão da lista de aprovados no processo seletivo 2020/2021. A retificação foi necessária em virtude de uma falha ocorrida no processamento dos resultados, que fez com que deixassem de ser computados os ajustes nas notas de produção de texto decorrentes de recursos interpostos por candidatos e que, após a análise por parte da banca examinadora, foram deferidos.

Imagem ilustrativa da imagem UFPR corrige erro após inserir 31 nomes de aprovados na lista do vestibular de forma errada
| Foto: SUCOM/UFPR

A falha foi identificada logo após a divulgação da primeira lista, ainda na tarde de terça-feira (31/08), tornando necessária a substituição de 31 dos 4.229 nomes que constavam nesta lista por outros que não estavam listados. Essas 31 vagas estão distribuídas por sete cursos, do total de 127 ofertados pela UFPR.

A UFPR diz que "lamenta profundamente o ocorrido e reforça que se tratou de uma falha pontual que não afeta a idoneidade do processo seletivo e, tampouco, a integridade do sistema de processamento".

Chamadas complementares

Ainda na nota, a UFPR disse que o prazo para o processo de envio de documentos para o registro acadêmico se estenderá até as 23h59min do dia 8 de setembro. As informações sobre o desempenho individual dos candidatos também já estão disponíveis no site oficial do Núcleo de Concursos da UFPR.

A falha

No Processo Seletivo UFPR 2020/2021 que foi realizado em fase única, dos recursos referentes à prova de produção de textos, 467 foram deferidos, resultando no incremento na nota desses candidatos. Para a incorporação desses incrementos às notas dos candidatos foi construído um programa capaz de rodar os ajustes preservando a integridade do banco de dados.

Segundo a universidade, "antes da divulgação das notas finais de todos os candidatos o referido programa foi executado, verificando-se a sua integridade. O banco de dados foi, então, processado, desta feita, para incorporar as notas dos recursos deferidos. Entretanto, por uma falha no processamento, o comando commit não foi executado, fazendo com que o banco de dados retornasse ao seu estado anterior".

A UFPR ressalta que "lamentavelmente esta falha somente foi percebida após a divulgação da lista de aprovados, momento em que, por medida de segurança, o NC/UFPR suspendeu os passos subsequentes do processo, tais como, a divulgação do desempenho individual e a abertura do processo de envio dos documentos para o registro acadêmico, até que se tivesse a certeza da ocorrência e da solução a ser implementada".

A UFPR informou que "já determinou a instalação de comissão de sindicância para apurar todos os fatos e eventuais responsabilidades".