Curitiba - A Universidade Federal do Paraná (UFPR) anunciou ontem que vai aderir ao Sistema de Seleção Unificado (Sisu) para o processo seletivo 2010/2011 da instituição. Segundo o reitor Zaki Akel Sobrinho, 10% das vagas de todos os cursos serão reservadas para alunos selecionados por meio do Sisu. As restantes continuarão a ser preenchidas pelo vestibular.
O Sisu é um sistema, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas de ensino superior selecionam novos estudantes exclusivamente através da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Akel apontou que o Conselho de Pesquisa, Ensino e Extensão (Cepe) aprovou a adesão ao Sisu por vários motivos.
''Precisamos estar sempre que possível compartilhando as políticas públicas de educação. No momento, o MEC está fortalecendo o Enem'', comentou o reitor. ''O percentual de 10% é um sinal de que vamos experimentar a adesão ao Sisu. Foi uma posição de cautela, de experiência para esse ano, e no ano que vem vamos deliberar de novo.''
O reitor citou outros motivos para a adesão: a avaliação positiva entre as instituições que já aderiram ao Sisu; aumentar a qualidade dos aprovados em cursos menos concorridos; divulgar mais as novas graduações da UFPR; e permitir ao candidato duas oportunidades de ingresso na universidade. A UFPR já havia adotado anteriormente o desempenho no Enem como peso de 10% na nota final no vestibular, o que foi mantido para o próximo processo seletivo.
Segundo Akel, as inscrições para o Sisu serão abertas antes das inscrições para o vestibular. O estudante que quiser concorrer pelo sistema terá que fazer o vestibular normalmente. A lista de aprovados, com os selecionados nas duas modalidades, será única. Caso um candidato seja aprovado tanto no Sisu quanto no vestibular, será aberta vaga para outro candidato.
O vestibular da UFPR 2010/2011 terá sua primeira fase em 14 de novembro, e a segunda, nos dias 5 e 6 de dezembro. Neste ano, a instituição ampliará a oferta em Curitiba, Palotina e Pontal do Paraná de 5.334 para 5.540 vagas. A ampliação ocorrerá através da abertura de novos cursos e do aumento de vagas em graduações já existentes.
A UFPR anunciou também a volta do Processo de Ocupação de Vagas Remanescentes (Provar), procedimento para preenchimento de vagas ociosas através de transferência interna e externa de estudantes. Neste ano, serão oferecidas 1.456 vagas. De acordo com a universidade, para evitar certas distorções, como alunos que entram na UFPR em cursos menos concorridos e depois passam para graduações mais disputadas, serão adotadas várias medidas, entre elas notas de corte e mais participação dos colegiados dos cursos.

mockup