A UEM (Universidade Estadual de Maringá) suspendeu as aulas da pós-graduação por período indeterminado como medida de prevenção à propagação do coronavírus. Eliana Valéria Patussi, integrante do comitê formado na instituição para o monitoramento da doença, destacou que, no momento, o único grupo em atividades na UEM é formado por alunos da pós-graduação. O início do ano letivo da graduação está marcado para o dia 8 de abril. Pelo menos por enquanto, a data está mantida.

Patussi, que também é coordenadora do Lepac (Laboratório de Ensino e Pesquisa em Análises Clínicas), informou que as atividades serão negociadas entre os professores orientadores e os alunos para evitar prejuízos nas pesquisas em andamento.

LEIA TAMBÉM:

Ato pró-Bolsonaro coloca londrinenses na rua, apesar do coronavírus

Mesmo após 6.513 mortes, Bolsonaro diz que crise do coronavírus 'não é isso tudo que dizem'

Eventos também estão suspensos, entre eles três cerimônias de colação de grau que seriam realizadas nesta semana em Cidade Gaúcha, Umuarama e Cianorte. A universidade estuda maneiras de viabilizar a entrega dos diplomas individualmente.

Conforme a integrante do comitê, ainda não há uma decisão específica sobre as aulas da graduação programadas para começar no dia 8 de abril. Até o momento, apenas a chamada Semana do Calouro, na primeira semana de atividades, está suspensa. Não há casos confirmados ou suspeitos de coronavírus em alunos ou servidores da instituição.

“Estamos em contato direto com o comitê do Estado. Este momento é um momento de alerta. Alguns acham a suspensão das atividades um alarmismo, mas a experiência de colegas da Europa e Ásia apontam que é possível reduzir a propagação do vírus com essas medidas. É importante tentarmos minimizar essa propagação”, finalizou.

LEIA MAIS:

SUS nos estados não tem leitos de UTI contra o coronavírus

Casos confirmados de dengue no PR se aproximam de recorde histórico