A UEM (Universidade Estadual de Maringá) retoma o calendário acadêmico a partir desta segunda-feira (17), mais de quatro meses depois da data prevista inicialmente e que foi suspensa por conta da pandemia do novo coronavírus. Enquanto Maringá somou 4.681 casos da doença, com 75 óbitos tendo como causa a Covid-19 até este domingo, a previsão é de que 14,2 mil alunos de graduação devam permanecer em suas residências estudando de forma remota ao longo deste ano letivo, marcado para ter fim no dia 19 de dezembro.

A previsão é que 14,2 mil alunos de graduação da UEM devam permanecer em suas residências estudando de forma remota
A previsão é que 14,2 mil alunos de graduação da UEM devam permanecer em suas residências estudando de forma remota | Foto: Gustavo Carneiro/Grupo FOLHA

Aprovada no final de julho, a resolução que instituiu o Ensino Remoto Emergencial previu autonomia aos docentes sobre o conteúdo a ser aplicado neste ano. Desta forma, cerca de 60% das mais de sete mil disciplinas que compõem a grade dos cursos de graduação presenciais serão ofertadas de maneira remota, informou o diretor de Assuntos Acadêmicos, Carlos Humberto Martins. “A maior parte das disciplinas são teóricas, mas os alunos também terão aulas teórico/práticas”, explicou.

Mesmo com várias medidas tendo sido colocadas em prática nos últimos meses para facilitar a aprendizagem com o modelo de ensino à distância na universidade pública, a primeira semana será de adaptação. De acordo com a assessoria de comunicação da Universidade, treinamentos e tutoriais voltados aos docentes foram ofertados visando o melhor uso das plataformas digitais que acabaram se tornando conhecidas durante a pandemia, caso do Google Class Room e o Google Meet. Entretanto, a plataforma Moodle também foi disponibilizada pela instituição.

A FOLHA entrou em contato com a assessoria de comunicação da UEM ao longo da tarde deste domingo, porém não teve a solicitação de entrevista com a reitoria atendida até o fechamento desta edição.

Na programação online de retorno às aulas, uma aula com o ex-ministro da Educação e professor da USP (Universidade de São Paulo), Renato Janine Ribeiro sobre "O Papel da Universidade no Contexto da Pandemia" também foi anunciada.

Inclusão digital

Assim como a UEL (Universidade Estadual de Londrina), a Universidade Estadual de Maringá também pôde contar com uma parceria com a Receita Federal para tentar garantir o atendimento aos alunos que não possuem acesso à internet ou equipamentos. Um levantamento feito pela universidade apontou que ao menos 200 alunos dentre os 7,5 mil que participaram não possuíam estas condições.

A instituição recebeu 850 smartphones e 28 notebooks apreendidos em operações de combate ao contrabando e à sonegação fiscal. Além disso, com a verba liberada pelo Governo do Paraná através da Seti (Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), foram adquiridos mil chips de telefonia móvel com pacotes de internet de banda larga mensais de 10 GB, informou a reitoria.

De acordo com o assessor técnico da Pró-Reitoria de Ensino, o professor Elyson Andrew Pozo Liberati, 99 solicitações de equipamentos foram feitas quando da abertura do edital. Destas, 85 foram homologadas. “Dos 85, 11 irão para o Campus Regional de Umuarama, quatro para o de Ivaiporã, um para o de Cianorte e um para o de Goioerê”, explicou o professor.

Contemplada com parte de uma verba de R$ 1,5 milhão da Alep (Assembleia Legislativa do Paraná), a UEM também deve utilizar estes recursos na compra de 200 tablets e avalia a possibilidade de adquirir, também, 40 notebooks.

Entretanto, o Liberati afirmou que outro edital vai ser lançado para contemplar alunos de graduação e pós-graduação com renda familiar superior a 1,5 salário mínimo. A expectativa é de que este edital seja lançado na próxima semana, estimou.

Docentes

Segundo o pró-reitor de Recursos Humanos, Luis Otávio Goulart, 93 professores temporários foram contratados de acordo com a necessidade de cada departamento e levando em consideração o limite de 18 mil horas semanais estipulado no decreto do Governo do Paraná sobre a contratação de pessoal em regime especial. Ainda de acordo com ele, outros 59 temporários devem ser contratados via PSS (Processo Seletivo Simplificado) para iniciarem as atividades em outubro.