UEM recebe mais de 9 mil candidatos para o Vestibular de Verão
Provas serão aplicadas em 11 cidades do Paraná. Portões estarão abertos a partir do meio-dia deste domingo (12)
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 10 de janeiro de 2025
Provas serão aplicadas em 11 cidades do Paraná. Portões estarão abertos a partir do meio-dia deste domingo (12)
Reportagem local
![Imagem ilustrativa da imagem UEM recebe mais de 9 mil candidatos para o Vestibular de Verão](https://www.folhadelondrina.com.br/img/Artigo-Destaque/3260000/400x0/UEM-recebe-mais-de-9-mil-candidatos-para-o-Vestibu0326848600202501101458-14.webp?fallback=https%3A%2F%2Fwww.folhadelondrina.com.br%2Fimg%2FArtigo-Destaque%2F3260000%2FUEM-recebe-mais-de-9-mil-candidatos-para-o-Vestibu0326848600202501101458.jpg%3Fxid%3D6153198&xid=6153198)
A Universidade Estadual de Maringá (UEM) aplica neste domingo (12) as provas do Vestibular de Verão 2024 para mais de 9 mil candidatos. A avaliação terá início às 13h50, horário limite para a entrada dos vestibulandos nas salas de prova.
Além de Maringá, as provas serão aplicadas em outras dez cidades paranaenses: Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Curitiba, Goioerê, Ivaiporã, Paranavaí, Ponta Grossa e Umuarama. O ensalamento está disponível no Menu do Candidato, acessível no site da Comissão do Vestibular Unificado (CVU) ou no aplicativo Vestibular UEM, disponível no Google Play e App Store.
Os portões estarão abertos a partir do meio-dia e os candidatos poderão acessar as salas de prova a partir das 13h20. A CVU orienta que os estudantes saiam de casa cedo e cheguem ao local de prova com ao menos uma hora de antecedência.
Em cinco horas de avaliação, os vestibulandos deverão responder a 50 questões objetivas de conhecimentos gerais, no estilo somatória, além de uma redação com, no mínimo, 15 linhas escritas.
Exceto pelas questões de língua estrangeira – inglês, francês ou espanhol, conforme opção do candidato –, a prova é a mesma para todos os estudantes. Isso porque, em 2023, a CVU eliminou a prova de conhecimentos específicos, permitindo que cada candidato se inscrevesse em até três cursos, mesmo de áreas distintas.
Os 9.189 inscritos no Vestibular de Verão 2024 concorrem a 892 vagas em mais de 70 cursos de graduação da UEM : 489 para ampla concorrência e 403 via política de cotas sociais, para negros e para Pessoas com Deficiência (PcD).
O processo prevê o ingresso dos aprovados em março de 2025, quando o calendário acadêmico da UEM voltará a coincidir com o calendário civil. O próximo ano letivo começará em março e terminará em dezembro de 2025.
Os gabaritos provisórios estarão disponíveis a partir das 10h de segunda-feira (13), dia seguinte à prova. Já o resultado final do Vestibular de Verão 2024 será publicado em 31 de janeiro de 2025, juntamente com o resultado do Processo de Avaliação Seriada (PAS) 2024.
Mais informações sobre o vestibular estão no Manual do Candidato e no edital de abertura do concurso, disponíveis no site da CVU e no aplicativo Vestibular UEM. Em caso de dúvidas, é possível consultar a Secretaria Virtual da CVU.
![Anúncio assine](/themes/default/assets/img/adAssineDigitalOtimizado.gif)
![banner imoveis](/themes/default/assets/img/banner-imoveis.gif)