A UEM (Universidade Estadual de Maringá) vai dar início ao ano letivo de 2020 com aulas remotas emergenciais para os mais de 15 mil alunos da graduação. A decisão foi anunciada na noite desta quarta-feira (22) após mais de cinco horas de reunião entre os integrantes do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da universidade.

O início do ano letivo, programado inicialmente para o mês de abril, foi suspenso em razão da pandemia da Covid-19. Apenas estudantes da pós-graduação e de cursos na modalidade a distância deram continuidade às aulas.

Após a votação em reunião do conselho, a maioria dos integrantes decidiu pela readequação do calendário acadêmico da graduação. A data de início ainda não foi definida. A expectativa inicial é que as atividades sejam retomadas em 3 de agosto.

Uma nova reunião marcada para a tarde desta quinta-feira (23) deve debater detalhes da proposta de retomada das aulas de forma remota. Entre os pontos a serem discutidos estão projetos de inclusão digital para empréstimo de equipamentos e o fornecimento de internet para que os estudantes tenham condições mínimas de iniciar o ano letivo. Os conselhos acadêmicos de cada curso devem definir quais disciplinas teóricas serão ofertadas neste primeiro momento sem prejuízos aos estudantes.