UEL vai mostrar produção científica
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 25 de março de 2004
Mariana Guerin<br>Reportagem Local 
A Universidade Estadual de Londrina (UEL) deverá ser apresentar no início da próxima semana o diagnóstico da produção científica da instituição aos técnicos da Secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. A informação é do vice-reitor da UEL, Eduardo Di Mauro, que espera que a divulgação dos dados coloque fim ao impasse sobre as contratações de professores. ''Nenhum dos 190 professores que estamos pleiteando é fruto de novas contratações e sim de reposições que precisam ser feitas dentro da universidade'', explicou.
Segundo o vice-reitor, 747 projetos estão em andamento, envolvendo cerca 700 professores, 100 técnicos-administrativos e mais de dois mil alunos.
Di Mauro contabilizou cerca de mil professores inscritos em projetos que requerem Tempo Integral de Dedicação Exclusiva (Tide). Segundo ele, o dinheiro investido nestes profissionais é compensado pelo retorno das pesquisas elaboradas.
O vice-reitor explicou que o Tide garante a cada profissional cerca de 50% de acréscimo no salário. ''Como os salários são distintos, não sabemos o valor exato destinado a esses professores, mas não é muito alto se comparado aos resultados obtidos nas pesquisas'', avalia.
No início da semana, o governador Roberto Requião afirmou que ''a reitoria da UEL é parceira no combate ao abuso de alguns professores que iniciam qualquer tipo de pesquisa para conseguir o acréscimo salarial''.
Para Di Mauro, a fiscalização dos grupos de pesquisadores é dificultada pelo número de envolvidos nos projetos, que são multidisciplinares.


