A UEL (Universidade Estadual de Londrina) finaliza a organização do vestibular 2021 marcado para 14 de março. A edição em dia único seguirá todos os protocolos sanitários de segurança e orientações repassadas pelas secretarias estadual e municipal de Saúde, além da própria UEL, para evitar a infecção pelo novo coronavírus.

Imagem ilustrativa da imagem UEL finaliza protocolo sanitário para segurança no vestibular

A professora responsável pela Cops (Coordenadoria de Processos Seletivos), Sandra Garcia, conta que a quantidade de salas de aulas foi ampliada em relação aos anos anteriores para acomodar os 27 mil inscritos. O campus da UEL, que recebia 7 mil candidatos, terá apenas metade da capacidade.

“Estamos terminando ainda a definição das salas para todos os candidatos. Estamos assegurando 50% de ocupação de todos os espaços, respeitando a orientação do distanciamento. Escolas públicas e instituições privadas vão nos atender com mais locais de prova”, detalha. Salas de aula em Cambé e em Ibiporã só serão solicitadas após se esgotarem todas as possibilidades de acomodação dos inscritos em Londrina.

Mais de 3 mil profissionais devem atuar no dia da prova como fiscais, coordenadores, funcionários da limpeza e da vigilância. Todos utilizarão máscaras e protetores faciais. Álcool gel será disponibilizado nos ambientes. A Justiça Eleitoral cedeu 700 frascos de álcool gel e mil protetores faciais que não foram utilizados nas eleições.

Entre as ações de prevenção também estão a medição de temperatura dos candidatos nos locais de provas. Cada inscrito no processo seletivo deve levar duas máscaras de proteção para fazer a troca durante as cinco horas do exame.

Desta vez, os inscritos não poderão se alimentar no decorrer da prova. A alimentação deve ser feita antes ou depois da entrada nos espaços. “Em nenhum processo seletivo ou concurso está sendo permitido que o candidato entre com algum tipo de alimento em razão das questões sanitárias”, justifica.

Os detalhes e as instruções serão publicados no cartão do candidato a ser disponibilizado no dia 8 de março. A equipe ainda analisa quais procedimentos serão adotados para evitar a aglomeração próximo aos locais de prova, na entrada e saída dos vestibulandos.

“Não estamos contando com o adiamento do vestibular, mas é claro que isso está previsto no próprio edital. Vamos estar atentos nos próximos meses seguindo todas as orientações sanitárias repassadas”, afirma. A UEL ainda vai solicitar autorização para a Secretaria Municipal de Saúde para realizar o processo seletivo.