A UEL (Universidade Estadual de Londrina) fará a primeira fase de seu vestibular 2019, neste domingo (21), para os 20.135 candidatos inscritos para disputar as 2.521 vagas oferecidas. Nesta etapa, os alunos são submetidos a uma prova objetiva de 60 questões de Conhecimentos Gerais, com temas relativos a Artes, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Matemática, Química e Sociologia. Os portões dos 29 locais de provas serão abertos às 13h20 e fechados pontualmente às 14 horas, mas a organização do concurso aconselha aos candidatos que cheguem às 12h30. "Estamos preparados para receber os alunos, mas haverá eventos na cidade, como a Stock Car, e, apesar de não termos locais de prova na região norte, é bom evitar imprevistos", alerta a coordenadora da Cops (Coordenadoria de Processos Seletivos) da UEL, Sandra de Oliveira Garcia.

Mais de 20 mil candidatos disputam as 2.521 vagas oferecidas na institiução de ensino
Mais de 20 mil candidatos disputam as 2.521 vagas oferecidas na institiução de ensino | Foto: Saulo Ohara/20-8-2018



A Universidade irá receber candidatos de 24 Estados e do Distrito Federal - não haverá estudantes apenas do Rio Grande do Norte e Paraíba - e 1.990 pessoas foram chamadas para aplicar as provas no campus da UEL, escolas públicas e faculdades em Londrina. Os cursos com maior concorrência são Medicina, com relação de 122 candidatos por vaga, seguidos por Biomedicina, com 32 e Psicologia, 31. A universidade ainda oferece 564 vagas selecionadas a partir do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) do Ministério da Educação. "A procura pela UEL é grande. Temos uma excelente reputação nos rankings das universidades públicas do País", pontuou Garcia.

Os candidato devem imprimir o Cartão de Inscrição, disponível no site da Cops, colar uma foto 3x4 e a cópia da Carteira de Identidade. O documento deverá ser apresentado junto com um documento com foto original. A equipe da UEL estará de plantão no domingo, das 8h30 às 11h30, para atender os estudantes que tiverem sem a Carteira de Identidade. "É preciso levar um Boletim de Ocorrência de uma delegacia registrando a perda ou roubo do documento. Somente desta forma, com uma autorização da Cops, será possível fazer a prova", explicou Garcia.

O acesso ao campus da UEL, local de maior concentração de estudantes - ao todo serão 7 mil candidatos -, será feito preferencialmente pela avenida Castelo Branco, a partir do meio-dia. Agentes de Segurança da UEL vão controlar o trânsito internamente. Equipes da CMTU e da PM estarão trabalhando nas proximidades dos locais de provas.

mockup