A Cops (Coordenadoria de Processos Seletivos) da UEL (Universidade Estadual de Londrina) divulga nesta segunda-feira (13) a lista de aprovados no vestibular 2020 nos 53 cursos ofertados pela instituição. Neste ano, a UEL ofereceu 2.559 vagas pelo vestibular e 586 pelo (Sistema de Seleção Unificada), totalizando 3.145 vagas.

Neste ano, a UEL ofereceu 2.559 vagas pelo vestibular e 586 pelo (Sistema de Seleção Unificada), totalizando 3.145 vagas
Neste ano, a UEL ofereceu 2.559 vagas pelo vestibular e 586 pelo (Sistema de Seleção Unificada), totalizando 3.145 vagas | Foto: Isaac Fontana/Framephoto/Folhapress/1-12-2019

Desde a manhã desta segunda (13), o Grupo Folha de Comunicação estará presente em mais uma edição do VestibaFest no aterro do Lago Igapó, festa marcada, também, pela divulgação de um caderno especial com a lista de aprovados a partir das 12h. O evento é realizado em parceria com a Rede Massa. Além de reunir os principais colégios e universidades de Londrina com brindes e brincadeiras, a tradicional celebração dos aprovados no vestibular contará com as apresentações musicais do Bloco Bafo Quente, das baterias Loloteria e Demônios da Lagoa, e Dj Solz, ressalta o gerente comercial do Grupo Folha, Carlos Maistro.

"É um dos principais eventos do início do ano, também muito focado em educação já que o resultado do vestibular da UEL é muito esperado. É uma das festas mais tradicionais deste período, já é o 12º VestibaFest, o 11º seguido com a Folha e a adesão é bastante grande, além de ser um local muito bacana e muito propício para uma grande festa", avaliou.

Para Sandra Garcia, coordenadora da Cops, mais uma vez o vestibular da UEL cumpriu o seu objetivo de selecionar alunos que tenham um perfil crítico, reflexivo e condições de interpretar àquilo que aprenderam na educação básica. "Agora é o momento de celebração tanto para alunos quanto para nós, professores", ressaltou.

Thais Castro, 25, está de olho em uma das 50 vagas do curso de Ciências Econômicas (Noturno). Já formada em Geografia pela UEL, licenciatura e bacharelado, em 2018, a jovem conta que buscou estudar por conta própria com materiais mais recentes em relação ao seu primeiro vestibular, provas dos anos anteriores e até recursos da internet. A saída para ver o próprio nome na lista de aprovados – mais uma vez – foi “driblar” o cansaço do dia a dia, já que trabalha em horário comercial.

“Foi difícil, mas tem coisas que já temos uma certa experiência. Por exemplo, primeira vez eu tinha específica em história e desta vez também, então eu já estava acostumada, eram assuntos correlatos embora seja uma prova meio maçante, mas a expectativa é boa. Acho que vai dar tudo certo sim”, avaliou.

Assim como ela, que teve que encarar uma concorrência de mais de cinco candidatos por vaga, milhares de candidatos e treineiros estarão com a atenção voltada para o resultado. Neste ano, 22.593 pessoas realizaram a inscrição, no entanto, a abstenção foi de 6,57%, pouco menor do que ano passado. Dos 22,5 mil inscritos, 7.513 vieram de instituições públicas, 1.779 autodeclaram-se negros oriundos de qualquer percurso escolar e 1.225 eram negros de escolas públicas.

Neste ano, o jovem londrinense Evair de Oliveira, 25, está tentando uma vaga no curso de Relações Públicas. A escolha veio após uma tentativa frustrada no curso de Jornalismo e dois anos cursando História na UEL. Em 2019, Oliveira também encarou os estudos paralelamente ao trabalho, o que o faz ter expectativas mais “moderadas” em relação aos concorrentes, define.

“Acho que é uma dúvida geral, mas minha família me apoia bastante, até meu pai está bastante esperançoso também, mas as minhas expectativas não são altas porque eu não me preparei como as outras pessoas pelo que eu percebi”, contou.

Para não “aumentar a ansiedade”, a estratégia foi não olhar a relação de candidatos por vaga para o curso.

Novamente neste ano a concorrência foi maior nos cursos de Medicina (170,5), Biomedicina (36,88), Psicologia (33,15), Medicina Veterinária (24,79) e Design Gráfico (24,27). Já as “novidades” do vestibular 2020 foram os locais de prova em Curitiba e Cascavel e a chegada dos cursos de Nutrição, com 40 vagas e escolhido por 252 candidatos, e Biotecnologia, que teve 125 inscritos para 20 vagas.

Questionada se vai ser possível participar da festa dos aprovados, no aterro do Lago Igapó, Thais Castro lembrou que, desta vez, as responsabilidades vão falar mais alto. "O complicado de ser uma estudante que trabalha é não ter muitas opções. Primeiro eu vou falar com a minha família e amigos que me apoiaram e depois vou trabalhar”, riu.