O Webometrics Ranking, iniciativa do Cybermetrics Lab, grupo de investigação pertencente ao CSIC (Conselho Superior de Investigaciones Científicas), o maior organismo público de investigação em Espanha, derrubou em 20 posições a classificação da UEL (Universidade Estadual de Londrina) no ranking de melhores universidades latino-americanas.

Na classificação de 2018, a instituição londrinense estava na 23ª colocação, mas o ranking atual colocou a universidade em 43º lugar. Desde 2013 a UEL figurava entre as 30 melhores universidades da América Latina. A posição atual fica abaixo da UEM (Universidade Estadual de Maringá), que está na 37ª colocação. Em 2018, a UEM figurava abaixo da UEL, em 27º lugar. A UFPR (Universidade Federal do Paraná) está em 7º lugar entre as universidades da América do Sul.

UEL está em 43º lugar no Webometrics Ranking, 20 posições abaixo da classificação de 2018.
UEL está em 43º lugar no Webometrics Ranking, 20 posições abaixo da classificação de 2018. | Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha

O Webometrics Ranking é o ranking web das universidades, ou seja, através de métodos quantitativos o Cybermetrics Lab desenhou e aplicou indicadores que permitem medir a atividade científica na Web. Os indicadores cibermétricos são úteis para avaliar ciência e tecnologia e são o complemento para os resultados obtidos com métodos bibliométricos em estudos de medição da produção científica. O CSIC foi fundado em 1939 a partir de um órgão anterior, a Junta para la Ampliación de Estudios e Investigaciones Científicas, criada em 1907 sob a liderança do Prêmio Nobel espanhol Ramón y Cajal.

Segundo Isidro F. Aguillo, chefe do Cybermetrics Lab, nesse ranking da Webometrics, a UEL foi penalizada por conta da existência de perfis não individuais do Google Scholar com seu domínio de e-mail.

LEIA TAMBÉM:

+ Ranking da web tem 7 universidades brasileiras entre as 200 melhores

+ Universidades estaduais estão entre as melhores da América Latina

+ Webometrics coloca UEL na 22ª posição em todo o país

Por meio de nota, a UEL respondeu que participa de diversos sistemas de ranqueamento em nível nacional e internacional, sendo sempre reconhecida entre as melhores instituições públicas estaduais brasileiras, e consolidando esta posição de destaque nos últimos anos.

“O ranking espanhol Webometrics, que avalia parâmetros indiretos como o número de artigos citados em outras produções científicas e de links para o site institucional, apresentou a UEL novamente entre as melhores instituições de ensino público do país, e em segundo lugar entre as instituições estaduais do Paraná.", aponta.

Nos últimos anos a instituição promoveu uma alteração nos e-mails da comunidade acadêmica adotando a Plataforma Google, o que acarretou uma desvinculação entre os e-mails pessoais anteriormente utilizados e os novos e-mails institucionais na base do Google Acadêmico, utilizada como referência para o ranking. Tal fator gerou inconsistência na captura das informações e uma análise parcial da contribuição que a UEL apresenta no cenário científico brasileiro.”

Receba nossas notícias direto no seu celular. Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.