A UEL (Universidade Estadual de Londrina) abre, nesta segunda-feira (2), inscrições para interessados em concorrer a uma das 50 vagas do curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial, que serão oferecidas no Vestibular 2024, no período noturno. O prazo para inscrição segue até sexta-feira (6), no portal da Cops (Coordenadoria de Processos Seletivos). A taxa custa R$ 176,00.

O decreto governamental autorizando a criação do novo curso da UEL foi assinado na última quinta-feira (28)

As novas inscrições serão acrescidas aos 16.049 estudantes que se já se inscreveram para o Vestibular 2024, que será realizado em 29 de outubro (1ª fase) e nos dias 26, 27 e 28 de novembro (2ª fase).

Candidatos que já realizaram a inscrição e que desejarem transferir para o novo curso poderão aproveitar a taxa pública que já foi paga. Nesse caso específico, os candidatos deverão realizar nova inscrição, atentando-se em preencher o requerimento de mudança de opção de curso no ato da inscrição. Todas as normas poderão ser acessadas no portal da Cops.

AJUSTES

A reitora da UEL, Marta Favaro, lembra que será necessário realizar ajustes para inserir o novo curso no processo do Vestibular 2024. Ela explica, por outro lado, que a nova graduação atende a uma demanda da sociedade civil organizada. No Paraná, o curso é oferecido somente em instituições privadas.

Favaro destacou que o curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial é bastante atual e vai ao encontro da necessidade de Londrina e região, que busca a transformação econômica e do mercado de trabalho por meio do fomento do setor de Tecnologia da Informação. O curso contou, desde o início da estruturação interna, com grande apoio das entidades da sociedade civil, vereadores, deputados e de toda força política local. “Temos um excelente corpo docente e vamos oferecer aulas no período noturno, de modo que possamos abrigar, também, todos aqueles que já estão no mercado e desejam buscar sua qualificação na UEL”, resumiu a reitora.

A responsável pela Cops, professora Sandra Garcia, salienta que o novo curso será vinculado ao CCE (Centro de Ciências Exatas). Ela lembra que a proposta da graduação foi debatida no ano passado, com grande participação de representantes da sociedade e que o foco será a formação de recursos humanos com capacidade para extrair informação relevante de grandes volumes de dados, fazendo uso intensivo de técnicas avançadas de computação para coleta, integração, preparação e análise de dados, concepção e modelagem de soluções, descoberta de conhecimento e aprendizado automatizado na resolução de problemas e desenvolvimento de aplicações para as mais diversas áreas. A nova graduação também colabora para melhorar o ambiente de transformação digital e do Ecossistema de Inovação de Londrina.

(Com informações da Agência UEL)