Brasília, 12 (AE) - Em meio às denúncias de irregularidades na aplicação de recursos de convênios do Programa de Fruticultura Irrigada do Nordeste, o ministro da Agricultura, Francisco Turra, teve três das cinco linhas telefônicas diretas do gabinete grampeadas.
"Fiquei indignado porque, efetivamente, este é um ato diabólico", afirmou. O ministro disse que, há 40 dias, comunicou à Polícia Federal (PF) as suspeitas do grampo no gabinete. "É um atentado contra a dignidade", observou. De acordo com assessores do ministro, a varredura nas linhas telefônicas foi feita pela coordenação de serviços gerais do próprio ministério, a pedido da secretaria-executiva. Em fevereiro, o então secretário Ailton Barcelos havia contratado um perito particular, que constatou o grampo em uma das linhas do gabinete e também em sua residência.
De acordo com o chefe de gabinete da secretaria-executiva, Eduardo Balarin, Barcelos teria simplesmente parado de usar a linha telefônica do gabinete e evitado conversar assuntos profissionais de sua residência.
Balarin informou que Barcelos não comunicou o fato à PF, apesar de a escuta telefônica ser considerada um crime previsto na Constituição.
O ex-secretário não se pronunciou sobre o assunto. Com a constatação do grampo, o ministério pediu que seja feita uma nova varredura pelos peritos do Instituto Nacional de Criminalística da PF.
Posse - As divergências internas no Ministério da Agricultura que levaram o governo a trocar todo o segundo escalão ficaram evidentes hoje, durante a solenidade de posse dos novos secretários, quando Turra fez um apelo para haver um "comando único".
"A palavra de ordem aqui é unidade indestrutível", avisou aos dirigentes que tomavam posse. O ex-secretário de Política Agrícola Benedito Rosa foi empossado na presidência da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), defendendo o apoio à pequena produção. O novo secretário de Política Agrícola, Ibraim Faiad, criticou a importação de alimentos pelo Brasil, "um país de grande vocação agrícola", e o secretário interino de Desenvolvimento Rural agradeceu a confiança do ministro.
Lado a lado, estiveram presentes à cerimônia os ex-secretários Ailton Barcelos - que vai para a Casa Civil - e Murilo Flores, que deverá retornar à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Os dois tiveram fortes divergências nos últimos meses no ministério por causa das denúncias de irregularidades no Programa de Fruticultura Irrigada do Nordeste.

mockup