São Paulo- Quem quer viajar protegido contra a febre amarela neste Carnaval deve tomar a vacina até hoje, porque ela tem efeito somente dez dias após a aplicação. O Ministério da Saúde recomenda que sejam imunizados apenas aqueles que forem viajar para áreas de risco.
De acordo com o Ministério da Saúde, as áreas consideradas de risco no país são as de matas e rios do Norte e Centro-Oeste, parte do Nordeste -Maranhão, sudoeste do Piauí, oeste e extremo-sul da Bahia-, Sudeste -Minas, oeste de São Paulo e norte do Espírito Santo- e Sul -oeste dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Nos próximos dias, as secretarias estaduais de saúde ainda deverão reforçar o alerta contra a revacinação. Pessoas que tomaram uma segunda dose da vacina menos de dez anos após a primeira podem ter reações adversas como febre, dor de cabeça, vômito, enrijecimento dos músculos e problemas neurológicos.
O melhor modo de se prevenir contra a febre amarela é a vacinação, por isso existe uma corrida aos postos de saúde para a imunização. Desde o começo deste ano, houve 12 casos de febre amarela no país, dos quais oito provocaram mortes -a última foi confirmada sábado. Outros oito casos são investigados -entre eles há mais uma morte.

mockup