Turbina flutuante dispensa barragens
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 18 de janeiro de 2006
Nicola Pamplona<br>Agência Estado 
Rio- A empresa Eco Hydro Energy e pesquisadores do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) apresentaram ontem no Rio o protótipo de uma turbina flutuante para geração de energia que dispensa a construção de barragens e, consequentemente, a inundação de áreas próximas.
O projeto, chamado Eco Hydro, foi apresentado como grande inovação para a geração de energia no futuro, já que dribla o acirramento das restrições ambientais que, recentemente, deixaram de fora do leilão de energia nova promovido pelo governo algumas das maiores hidrelétricas em estudo no País.
O protótipo está em estudo há cerca de 2 anos e gera atualmente 7,6 quilowatts-hora (KWh) em Itabirito, na região central de Minas Gerais, mas há estudos que comprovam a eficácia da turbina para a geração de até 240 megawatts-hora (MWh), volume equivalente ao consumo de uma cidade como Belo Horizonte, explicaram os cientistas da Cefet. O tamanho do equipamento e a quantidade de energia gerada dependem da velocidade da correnteza do rio em que será instalado.
Composta por um cilindro com diversas pás, que gira impulsionado pela força das águas, a turbina pode ser instalada sobre flutuadores ou acoplada a uma balsa ancorada no fundo do rio e não precisa de canalização de água, como ocorre em hidrelétricas convencionais. O projeto foi desenvolvido pelo austríaco radicado no Brasil Johann Hoffmann e testado pela Cefet. Os inventores garantem que o projeto pode ser uma alternativa também para a eletrificação de áreas isoladas, que hoje no Brasil geram energia a óleo diesel ou óleo combustível.


