A estimativa de incidência divulgada ontem, baseada nos dados coletados nos registros de câncer de base populacional, aponta o tumor de pele não melanoma, de evolução quase benigna, como líder da lista, com 116 mil casos, seguido de mama (49 mil), próstata (47 mil), pulmão (27 mil), cólon e reto (25 mil). Entre os homens, as neoplasias mais frequentes devem ser próstata, pulmão, estômago e cólon e reto; entre as mulheres, mama, colo do útero, cólon e reto e pulmão.
Associado a um maior nível de progresso, o tumor do colo do útero superou a incidência do de mama nos Estados do Norte e vem em segundo lugar no Nordeste e no Centro-Oeste. O Sudeste é a única região onde ele aparece em terceiro lugar.
Considerando a incidência em homens, o Estado de São Paulo tem perfil idêntico ao nacional. Já entre mulheres, há uma mudança em relação aos dados do País: mama, cólon e reto, colo do útero, pulmão. Tumores de pulmão estão ligados à destruição, má condição de alimentação. Já cólon e reto refletem dietas ricas em proteínas e gorduras, obesidade.(K.R./A.E.)

mockup